domingo, novembro 06, 2011

Um sonho real

        Se dê ao trabalho de ler, se ainda não leu, pelo menos uma vez o livro do profeta Ezequiel, capítulos 40 ao 43, vou deixar aqui minhas impressões sobre o texto:

1º. É um texto duro de ler, destes que a gente fica se perguntando por que está na Bíblia e qual foi o objetivo de Deus registrando-o nas sagradas escrituras.

2º. É claro que apesar de ser um texto cansativo de se ler, nós podemos saber o porquê dele ter sido registrado, e isso logo em seu início. Deus mandou Ezequiel prestar bastante atenção em tudo e falar tudo o que viu para o povo de Israel.

3º. Aí me vem outra questão, como o profeta memorizou todas aquelas dimensões, todos aqueles detalhes? Sim, porque Deus descreve os pormenores das dimensões do templo, que era o centro da religião israelita daquele tempo, todas as salas, portas, paredes e outros cômodos, assim como o que era feito em cada lugar. Será que ele escreveu à medida que Deus ia lhe mostrando? Será que ele tinha um auxiliar nesse serviço? Será que ele decorou e depois escreveu? Bem, essa dúvida podemos levar para o registro de toda a Bíblia, incluindo as várias versões do evangelho (Mateus, Marcos, Lucas e João).

4º. Quando a gente vê a complexidade da religião do antigo testamento a gente tem a obrigação de agradecer a Deus pela simplicidade de como o evangelho pode ser vivido, o perdão acessado, a comunhão com Deus restabelecida.

5º. O pano de fundo histórico do texto é que o povo, por causa de sua rebeldia, adoração de ídolos e total ausência de uma vida justa e temente a Deus, tinha sido levado como escravo para outras nações. Os poderes políticos e religiosos, incluindo o tempo, tinham sido destruídos e saqueados. Bem, a descrição detalhada do templo era uma exortação de que Deus poderia trazer novamente Israel a sua terra e que ele poderia restabelecer a religião e o estado político de Israel. Também era uma lembrança de como as coisas deveriam funcionar em sua normalidade, quando o povo agradava a Deus, isso caso o povo tivesse se esquecido.

6º. Os detalhes me passam também a leitura de que Deus estava dizendo ao povo que um sonho, a expectativa de algo bom, de uma libertação, de uma vitória, não era algo abstrato, indefinido, mas algo sólido, real, com comprimento, altura e largura. Isso serve para nós hoje, busquemos e esperemos de Deus algo objetivo, maior que nós sim, mas real dentro da lucidez que o Espírito Santo nos dá.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário