terça-feira, novembro 26, 2013

Fé irresponsável nos púlpitos

Já por várias vezes eu já refleti aqui a respeito de fé, apesar de ser censo comum dizer que o que importa é fé, e não importa em que seja, a visão bíblica e cristã não concorda com isso. A única fé que Deus ouve é aquela dirigida a ele, e a nenhum outro mais (ou outra), e essa fé executada através de Jesus. Mesmo essa fé Deus ouve, mas não tem que responder, por mais fervorosa e sincera que essa fé seja.
Na verdade o que muitos chamam de fé é uma convicção pessoal, que é inerente aos seres humanos, convicção essa que move o mundo e “abençoa” mesmo ateus e materialistas. A fé verdadeira é dom de Deus, é algo que vem dele e que deve voltar somente para ele. Quem experimenta essa fé tem humildade espiritual e um temor a Deus únicos, pois sabe que não é a sua força que obtêm bênçãos, mas é a graça de Deus que as entrega.
Muitos, contudo, cristãos e mesmo líderes, agem com imaturidade com relação à fé. Por acreditarem acham que Deus pode responder tudo. Bem, na inocência de uma primeira vez, Deus até responde, mas na segunda vez, quando existe consciência, já não é mais inocência, e então Deus pode retornar um grande não como resposta.
Fé irresponsável é aquela que joga em Deus uma responsabilidade que é nossa, humana, o que nós devemos fazer, Deus não fará por nós a nossa parte, mesmo que tenhamos fé que move montanhas. Então, o cristão que deseja amadurecer, precisa rever seus objetivos, analisar os resultados, e entender como as coisas funcionam com Deus.
As coisas com Deus funcionam de maneira ordeira, sensata, inteligente, mesmo que maravilhosamente milagrosas. O crente maduro entende essas coisas e aprende que Deus nos fez corpo, alma e espírito, com força física, intelectual, emocional e espiritual, e que tudo isso deve agir em sintonia e harmonia para que o nome de Deus seja louvado em nossas vidas.
Sendo assim:
- Deus salva as pessoas, mas são os crentes que devem fazer o trabalho evangelístico falando do evangelho e levando as pessoas à igreja;
- Deus cura as enfermidades, mas somos nós que devemos orar com fé através de Jesus, assim como procurar bons médicos e remédios para que Deus possa realizar seu milagre, através de médicos e remédios ou não;
- Deus nos dá bons empregos, mas somos nós que devemos estudar, e muito, ler, aprender, adquirindo uma formação intelectual de qualidade e objetiva para sermos bons profissionais;
- Deus tem o melhor casamento para nós, mas somos nós que devemos esperar, o quanto for necessário, assim como viver uma vida social e afetiva com boas amizades e em bons ambientes para poder conhecer o parceiro ou a parceira que Deus tem para nós.
E aí vai, poderia dar outros exemplos em outras áreas, tudo isso serve para dizer uma coisa: Deus trabalha em sociedade com o homem, talvez essa seja a maior bênção que Deus pode nos dar. Ele faz a sua parte à medida que fazemos a nossa.
Creia, mas obedeça, Deus fará o melhor quando você estiver pronto para receber esse melhor!

         (Leia também Resposta certa para a verdadeira fé.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário