sexta-feira, novembro 22, 2013

O verdadeiro zelo do Senhor

Números 25.1-13:

E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel. Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel. Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-peor.

O que mais provoca a ira de Deus é a prostituição espiritual, quando o povo adora outras coisas ou outros seres no lugar do Senhor. Algo que é a princípio espiritual degenera o homem por completo, levando-o à imoralidade e vícios. No antigo testamento Deus punia isso de maneira severa, no caso acima, uma praga foi lançada contra Israel levando milhares à morte. Para cessar a praga os que se prostituíram, ou pelo menos os líderes desses, deveriam morrer.

E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.

Quantos devem ter sentido dó do homem? Quanta emoção, quanto choro, que puseram o homem e a mulher como vítimas. Quem teria coragem de executar a vontade de Deus diante de toda a congregação, naqueles que pareciam tão frágeis, tão sinceros?

Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão; E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel. E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.”

Finéias teve a coragem! Muitos devem tê-lo chamado, mesmo nas costas dele, mesmo no segredo de seus corações, de homem violento e insensível. Mas Finéias foi zeloso e executou a ira de Deus, debaixo da autoridade de Deus, talvez ele tenha feito muitos inimigos com essa atitude...

“Então o Senhor falou a Moisés, dizendo: Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel. Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz; E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.”

A recompensa do fiel, daquele que não teme os homens, mas obedece a Deus, é instrumento de Deus e paga os preços por isso é grande: “Eis que lhe dou a minha aliança de paz”. Para quem executou a ira de Deus sem medo, lhe foi dada a paz do Senhor, e não só a ele, mas aos seus descendentes, honra do sacerdócio perpétuo, “porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel”.

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário