sábado, fevereiro 03, 2018

O maior dos profetas

      "Depois que os mensageiros de João foram embora, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: 
      "O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas esplêndidas e se entregam ao luxo estão nos palácios. Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta.
      Este é aquele a respeito de quem está escrito: ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’. Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João; todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele"." Lucas 7.24-28

      Quem teve ou tem ouvidos pra essa palavra? Quem a entendeu de fato? Quantos líderes e pastores vivendo atualmente um ministério, uma vida, opostos do exemplo de João Batista? Mas a cobrança se torna muito maior quando o próprio Cristo, mesmo reconhecendo a originalidade, a verdade, a integridade, o preço pago por alguém que serviu a Deus e não se comprometeu com os prazeres do mundo ou com a vaidade dos religiosos, ensina que no reino de Deus as pessoas poderiam ser melhores que João Batista.
      O reino de Deus, citado por Jesus, é o novo tempo, com salvação em seu nome e comunhão, pelo presença do Espírito Santo nos salvos, que ele inauguraria após sua morte e ressurreição. Através do evangelho podemos ser mais espirituais, mais servos, mais fiéis mesmo que João Batista, é o que Jesus disse. A pergunta é: somos? Em algum momento da história da Igreja Cristã, os convertidos, em uma parte significativa, tiveram idoneidade igual ou melhor que a de Batista?
      Talvez no início da história, na igreja primitiva dos dois, três primeiros séculos, tenha havido cristãos desse naipe, mas depois, no paganismo do catolicismo, na conveniência do protestantismo, na manipulação do pentecostalismo e por fim na heresia e ganância generalizadas dos cristãos atuais, dificilmente vemos cristãos nos moldes de João Batista. Sim, Deus contemplou os sinceros em toda a história, e usou católicos, protestantes, pentecostais e hereges gananciosos para mostrar alguma luz ao mundo, não duvido disso.
      Todavia, talvez a verdade seja uma só: Joãos Batistas sempre existiram, e existem mesmo hoje. Mas são discretos, enquanto corajosos, são humildes, enquanto eficientes, são desconhecidos, enquanto fiéis a Deus, cumprindo suas chamadas de iluminar o mundo e as igrejas pagando altos preços, mesmo que poucos os conheçam, os honrem, os valorizem. João Batista nasce para viver no deserto, tocado pelo vento do Espírito, executando a mais bela das melodias, a voz verdadeira e afinada de Deus, como um caniço agitado pelo vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário