segunda-feira, janeiro 07, 2019

Demos a outra face

      “Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas. Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

      Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

      E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.

      Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.” 

Lucas 6.26-36


      A estética moral do evangelho assim como sua eficiência espiritual reside na essência do texto acima, não exigirmos direitos, de ninguém, mas esperarmos em Deus quando, quanto, como e se devemos recebê-los. Como se enganam os que acham que vitória em Cristo é receber honra social e material só porque cremos no Deus todo poderoso e dono de tudo, os que veem o caminho com Jesus asssim, que o interpretam simplesmente como sendo escolher o lado que é vencedor para receber direitos visíveis e a curto prazo, erram e caem facilmente nas mãos de hereges. O evangelho tem a ver com transformação do nosso homem interior, com ganho e aperfeiçoamento de caráter, e no ser humano isso é feito, em grande parte das vezes, com perdas, não com ganhos, com humilhação, não com exaltação, com abrir mão, dar um passo atrás, guardar silêncio e não reagir. 

      Dessa maneira deixamos Deus fazer as coisas, nos defender, lutar por nós, dar as respostas, sem que vendamos nossa paz por preço algum. Se a conquista de nossa vida eterna, do perdão dos nossos pecados, da proteção contra todo mal, se tudo isso ganhamos pela vida, morte e ressurreição do próprio Deus encarnado e sem pecado, então não podemos trocar isso por uma provocação do homem mal e egoista que se deixa ser usado por demônios mentirosos. Muitíssimo maior é o que está em nós, muito mais precioso e puro que qualquer homem, mulher, diabo ou seja lá o que for. Assim não percamos tempo nem paz permitindo ficar em nosso coração ou se converter em palavra ou atitude qualquer insegurança que faça com que nos rebaixemos perante a vaidade e a maldade dos outros. Antes sigamos as orientações acima, sempre oferecendo a outra face em paz e em humildade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário