domingo, janeiro 13, 2019

Enganoso é o coração

      “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.Jeremias 17.9-10


      Emoções podem ser coerentes, representarem intenções e atitudes corretas, contudo, mesmo sendo verdadeiras e sinceras, podem não resistir ao tempo e se mostrarem incoerentes e falsas. Não julguemos por vítima o que chora, mesmo desmedidamente, nem por orgulhoso o que fica impassível e não faz subir do coração as lágrimas. O íntimo do homem, só Deus conhece de fato, mas nada melhor que um dia após o outro para revelar a alma humana, para comprovar se o choro era de fato consequência de uma grande injustiça sofrida ou apenas lágrimas de crocodilo tentando fazer de vítima o arrogante agressor, maquiando de sofredor o covarde. 

      As palavras, as atitudes, as emoções, nada disso resiste ao tempo, a verdade vem sempre à tona, assim, cuidado, o coração do homem é enganoso, pode chorar por anos, enaltecendo a culpa alheia, só para encobrir uma alma que não quer se arrepender e admitir que a errada era ela, não os outros. O tempo mostra quem é quem assim como o fruto que cada uma colhe, volta o que se planta, se coerência e justiça, alegria e paz, se dissimulação e falsidade, mágoas e solidão. No final, só prova a justiça e o consolo do Senhor os que são coerentes do bem, que demonstram, falam e sentem aquilo que de fato são, e são gente verdadeiramente do bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário