domingo, janeiro 20, 2019

Só a misericórdia vence o medo

      “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdiaMateus 5.7

      Perdemos tanto tempo temendo as pessoas, mesmo de uma forma inconsciente e não assumida, numa disposição que nos fragiliza enquanto empodera de maneira desequilibrada o outro. O perigo do medo é que ele se transforma facilmente em ódio. Para vencer o medo, só o amor, e o principal fruto do amor é a misericórdia, só o amor gera misericórdia genuína e não falsa piedade, e só a verdadeira misericórdia consegue conviver com todos em paz. Deus convive com nós e nos trata como filhos porque é profundamente misericordioso.
      Muitas pessoas, que muitas vezes nos incomodam muito e com as quais temos dificuldades de nos relacionar, precisam não de nosso medo, pois se há desconforto é porque de algum jeito essas pessoas nos intimidam e nós as tememos, nos vemos inferiorizados por elas. Se não necessitam de nosso temor, muito menos precisam de nosso ódio, e nem tentemos o desprezo, ele é uma utopia pretendida somente pelos covardes arrogantes que não têm coragem de se posicionar nem para odiar. 
      Muitas pessoas precisam somente de misericórdia, nascida de um coração que ama de verdade, necessitam de um olhar honesto que as contemplem como são, talvez fracas e carentes de alguém que se aproxime delas com muito carinho e as ajudem a enfrentar a realidade da qual elas fogem tanto, tentando aparentar algo que não são e que nos incomoda. O incômodo, muitas vezes, pode não ser algo pessoal, algo meramente humano em nós, mas o Espírito Santo nos revelando a verdade sobre alguém que necessita urgentemente de misericórdia, a pura e humilde misericórdia em amor que o Espírito Santo dá aos que buscam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário