sexta-feira, abril 24, 2020

Loucura (parte 14) O mal não entrará em ti

14. O mal não entrará em ti

      Segue uma segunda reflexão sobre o tema “Medo”, que também incluo neste estudo do assunto “Loucura”, medo (“fobias”) é um dos males mais sérios que afligem aqueles com transtornos mentais, mas também é dificuldade que todos nós temos. Novamente repito, não tente usar somente soluções espirituais se um mal físico, um transtorno mental, estiver se instalando ou instalado no corpo. Ore e confie em Deus, mas busque ajuda de médicos profissionais das áreas psiquiátrica, neurológica e/ou psicológica para diagnóstico e tratamento de problemas mentais, leia introdução da reflexão anterior para melhor entendimento disso, por favor. 

      “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Isaías 43.2

      Existem pessoas que têm um tipo de medo, de serem tocadas por bichos e insetos, como por exemplo, por ratos e baratas, o terror é tanto que nem se imagina tais seres mordendo ou ferindo de alguma maneira os corpos, mas o simples fato deles poderem tocar a pele das pessoas, isso já é suficiente para aterrorizar, é de fato um medo a flor da pele. O texto de Isaías 43.2 pode dar uma palavra de livramento de Deus justamente nessa situação, um texto com várias camadas de interpretação, que se refere tanto a inimigos físicos quanto espirituais. 
      A passagem não diz que não passaremos por águas perigosas, mas diz que elas não nos submergirão, também não diz que não passaremos pelo fogo, mas ainda que passemos não seremos queimados por ele. Deus não nos livra, muitas vezes, de estarmos envolvidos até a cabeça com problemas, mas ainda assim, ele promete que não seremos destruídos pelos problemas, que eles ficarão do lado de fora e não entrarão em nós. No caso da água, sermos tocados externamente por ela, não nos faz mal, mas ela nos mata se formos submergidos, se ela entrar em nós seremos afogados e, sim, poderemos morrer.
      Penso que a metáfora da água, no texto de Isaías, pode ser aplicada mais a problemas materiais, mas a metáfora do fogo pode ser aplicada a problemas espirituais. Fisicamente só o toque externo do fogo em nossos corpos já nos fere, mas o versículo diz que mesmo que passarmos pelo fogo não seremos queimados. As hostes espirituais do mal, os demônios, podem estar ao nosso redor nesse mundo (I Pedro 5.8-10), nós as transpassamos o tempo todo, principalmente quando andamos pelas ruas, lugares sem cobertura espiritual específica, mas elas não penetram os guardados em Deus. 
      Aos medrosos, uma orientação, coloque sua vida em ordem com Deus (antes de tudo isso é muito importante), mas depois vença o medo, pela fé, e enfrente o problema, ainda que perto, ainda que visível, não vos penetrará, como as águas, mas mesmo que insólito (como os demônios), ele não pode fazer-vos mal, não vos pode tocar. Nas águas teremos um bolsão de ar do Espírito Santo que não permitirá que sejamos afogados, e o fogo dos demônios poderemos, guardados pelo nome de Jesus, transpassar, sem que nenhum mal entre e fique em nós.

      "Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão.Salmos 32.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário