quarta-feira, abril 15, 2020

Loucura (parte 9) Espírito Santo, o diabo e a mente

9. Espírito Santo, o diabo e a mente

      “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” 
João 15.26

      É linda a maneira como Jesus denomina o Espírito Santo, o consolador (paracleto em grego), revela a essência do Espírito de Deus, alguém que veio para consolar os abatidos, um ajudador afetivo, antes mesmo que uma potência sobrenatural. Muitos cristãos não entendem o privilégio que possuem por terem o Espírito Santo habitando neles, não têm ideia de tudo que poderiam aprender diretamente de Deus se dessem mais liberdade a esse consolador. Contudo, espíritos malignos, assim como nossas mentes, também conversam com nossas consciências, então, como diferenciar a voz de Deus, da voz do diabo ou/e da voz de nossas próprias mentes nos falando de forma doentia? 
      É importante que entendamos que experiências espirituais não são para todos, é preciso que as queiramos e as aprovemos, enquanto que problemas mentais podem ocorrer por muitos motivos e mesmo que não os permitamos de forma consciente. Mas antes de tudo Deus sabe quem está e quem não está preparado para ter experiências espirituais mais profundas, quem tem emocional para isso, assim se Deus não quer nos dar, tenhamos a humildade para aceitar e sermos o nosso melhor na chamada legítima que recebemos do Senhor, nem mais, nem menos. Todos podem ser úteis de algum jeito nas mãos de Deus, não queiramos algo só por vaidade ou por curiosidade irresponsável.
       Todos podem ouvir a voz de Deus em alguma instância, mas só os novos nascidos por Jesus e selados com o Espírito Santo têm direito de ouvir a verdadeira voz de Deus de forma mais constante, assim como são protegidos de ataques espirituais do mal mais contundentes, ainda que o diabo sempre tenha a intenção de enganar a todos. A maneira sensata de se viver com Deus é pela fé, provando os frutos dessa fé sancionados pela doutrina cristã, isso nos protege de heresias e de mentiras do diabo, mas ainda assim não estamos livres de fraquezas mentais, e quando essas existem encontrarão em nossas próprias consciências álibis para que existam. 
      A loucura se instala e inventa razões para ficar em nossas mentes, o louco sempre encontrará motivos que justifiquem que ele continue louco ainda que não se ache assim, por quê? Porque o louco perde as referências da realidade. Os tijolos que a loucura usa para se construir são retirados de nossas realidades, eles não aparecem do nada, dessa forma se a pessoa tem um determinado viés religioso, a loucura encontrará nesse viés desculpas para existir e se manter existindo. Isso acontece em qualquer área, se alguém tem um viés político, a loucura achará na ideologia política da pessoa elementos para existir e desses elementos se alimentará para seguir existindo. 
      Armas importantes contra a loucura são a fuga do isolamento e a busca de informação de qualidade, isso é, compartilhar nossas vidas com pessoas sadias, ainda que nossas vidas sejam cavernas escuras que abriguem manias excêntricas e privacidades que queiramos esconder. Obviamente que não faremos isso com todo mundo, ou com qualquer pessoa, mas precisamos ter amigos com os quais possamos nos abrir. Bem, se não tivermos, é para isso que existem bons psiquiatras, psicólogos experientes e mesmo pastores lúcidos e de fato responsáveis. Mas o conselho é, cuidado com isolamento, a solidão pode ser condição necessária, e às vezes exigida, para nos aproximarmos mais de Deus, mas ainda assim é preciso ter limites.
      Mesmo um cristão com a vida em dia com Deus pode adoecer mentalmente, mas se for devidamente tratado, com descanso, medicação e acompanhamento psiquiátrico, ele achará paz. Contudo, se a loucura estiver criando delírios e alucinações na área religiosa, ele precisará também de um conselheiro cristão lúcido e preparado para ajudá-lo a equilibrar vida com Deus com sanidade mental. O perigo é um cristão com algum transtorno pedir auxílio a um pastor também desorientado, desses que veem demônios em tudo ou que acham que jejum e fé podem curar tudo, isso poderá colocar mais carga sobre o doente, já fragilizado, e acorrenta-lo ainda mais à insanidade, aos invés de cura-lo. 
      Quando um ataque mental é de fato de origem espiritual diabólica a pessoa tem mais que uma mente transtornada, tem toda uma vida entrevada, ainda que alguns possam ter uma ligação estreita com espíritos maus e mesmo assim terem vida social, física e mesmo moral equilibradas. Eu creio que Deus em sua misericórdia não permite que alguém com alguma doença de fato mental seja atacado de maneira devastadora por espíritos maus, eu penso que existe uma lei universal que equilibra as forças, a lei do amor de Deus, e não permite que ninguém sofra mal desproporcionalmente maior que suas capacidades. Os que provam problemas de fato desproporcionais escolheram isso, por vontade própria e insistentemente. 
      A verdade é que o ser humano é bem complexo, muitas coisas podem acontecer em muitas áreas diferentes, nem estudiosos sérios têm certeza sobre muitas coisas, e a guerra que existe entre os maus cientistas e a falsos religiosos não ajuda (a verdadeira ciência e a verdadeira religião nunca se chocam, se completam). Tentando refletir sobre muitos aspectos da loucura, a conclusão é: Deus é bom e não nega ajuda a quem lhe pede com humildade. Assim, confiemos em Deus, busquemos auxílio fora de nós, não levemos cargas que Deus não pede que levemos, não nós coloquemos debaixo de jugos de religiosos, e finalmente, a orientação que vem de fato de Deus sempre deixa paz que permanece e nunca pesa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário