terça-feira, junho 30, 2020

Aceite sua chamada

      “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.I Coríntios 1.26-29

      "Não lute contra o que lhe foi dado, abra sua mente e o seu coração e o caminho ficará claro", foi a palavra que ouvi quando disse a Deus que ele tinha escolhido a pessoa errada para a chamada que tinha feito a mim. Entao me lembrei, de tantas vezes em tantos cultos, quando após a pregação de uma palavra de chamada missionária fui à frente respondendo sim. Não sabia quando era mais jovem, e até me esqueci enquanto a duras penas passava os anos sendo curado e amadurecendo, mas minha chamada era verdadeira, ainda que não convencional para as igrejas que frequentei. 
       Hoje começo a entender, hoje a iluminação me chega, hoje, sexagenário, começo a viver minha chamada, e ela é maravilhosa, faz tudo o que vivi valer a pena. Ainda assim, Deus me diz sobre ela, "sua chamada não é para ser entendida por todos, nem conhecida, compartilhe-a com poucos, não a use para sua vaidade, é para seu crescimento pessoal, que os frutos dela lhe possibilitem uma vida justa cujo testemunho abençoe principalmente sua mulher, suas filhas, e alguns realmente mais próximos a você ". Discreta e coerente, eis como deve ser a vida do que quer conhecer a verdade.

      O texto inicial de Paulo aos coríntios me fortalece, me explica muitas coisas, como sempre a Bíblia se encaixa como o remédio que mais precisamos no momento adequado. Parece que os que têm menos “moral” em si mesmos são os selecionados divinamente para as chamadas mais especiais, e isso para que nenhuma carne se glorie diante de Deus. O chamado desempenha sua chamada por fé, confiando que só de Deus vem o reconhecimento, sabe que por si só não pode convencer ninguém, ciente que as pessoas precisam crer que a obra é de Deus e que o homem que a faz é incapaz de tal feito.
      Um consolo aos que têm chamada genuína de Deus, ela nunca vem só, junto dela vem o espinho na carne, junto da glória divina vem o desprezo humano, junto da experiência diferenciada com Deus, vem uma incredulidade alheia que acha nos próprios chamados apoio para que o que não quer crer em Deus não creia. Se foi assim com Paulo, por que não seria conosco, servos tão menores? O que quer desempenhar sua chamada aprenda o caminho da humildade, da solidão, fugir dos palcos e holofotes e simplesmente obedecer a Deus, não se iludindo com palmas, nem se entristecendo com vaias.
      Algumas vezes dizemos, “onde estão os grandes servos de Deus atualmente, parece que não existem mais?”, eles existem sim, mas no tempo atual, mais que nos tempos passados, quando a internet permite uma exposição rápida e mundial de qualquer um, é necessário que tais servos mantenham-se em segredo, orando, estudando, testemunhando, longe dos púlpitos, da ovação de uma igreja que só honra os que dizem o que ela quer ouvir. Mas só entende isso o que foi até o fim em sua busca pessoal a Deus, o que se livrou das expectativas humanas e achou no Senhor tudo o que necessita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário