domingo, novembro 05, 2023

Fim ou só outro início?

      “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.João 14.26

      Naquilo que muitos veem o fim do mundo, o apocalipse, a perdição, um anti-cristianismo, vejo só o cristianismo do mundo sendo desafiado a ser o cristianismo do Cristo. Vejo tradicionais religiões cristãs sendo confrontadas com aquilo que Jesus ensinou lá no primeiro século, mas que lideranças religiosas inescrupulosas, apoiadas por leigos acomodados, esqueceram ou esconderam, por medo de perderem poder no mundo. Desculpe-me se você não concorda, mas pense melhor em tantos ensinamentos do Cristo, que sempre estiveram na Bíblia e que muitos cristãos até entenderam do jeito certo, mas que não viveram porque se acostumaram a pensar que as igrejas não precisam ser perfeitas, que nem tudo pode-se pôr em prática, assim tomando o anormal como normal.
      Agora, para quem é conservador, e em conservador entenda-se manter tradição religiosa não a palavra original de Jesus, para esse as mudanças sociais que estão ocorrendo, principalmente nas áreas da família e da sexualidade, não são libertação, mas libertinagem, não são abertura e iluminação, entendendo mais a fundo a verdade, mas desobediência e trevas, desprezando a verdade. O conservador nega a característica da humanidade que faz o planeta se manter e evoluir, o aprendizado de novos conhecimentos que permitem uma existência de melhor qualidade, tanto na área material quanto na moral, tanto na área científica quanto na social. Quem não crê em evolução amarra Deus a uma visão antiga e menor de Deus, a ótica de homens do passado, que não representa o Deus eterno. 
      Não é Deus quem muda, é o homem e sua visão de Deus. Sabendo disso Deus, em seu amor paciente, revelou ao homem mistérios verdadeiros e eternos, mas do jeito que o homem antigo podia entender. Os fatos descritos em Gênesis não são científicos, mas também não são fantasiosos, são alegóricos, quem for humilde, lúcido e temente a Deus, verá em Gênesis assim como em tantos outros mitos e textos sagrados, seja do cristianismo ou fora dele, verdades eternas. Não negará a ciência assim como não desdenhará de doutrinas religiosas, mas achará o conhecimento maior de Deus. Agora, se um fim de mundo ocorrerá, será o fim do mundo conservador, e graças a Deus por isso, para dar lugar a uma profundidade maior sobre a verdade que o Espírito Santo pode nos entregar. 
      Um argumento conservador para muitos se manterem conservadores é “isso não está na Bíblia”, e na verdade não está mesmo, aliás, muita coisa relevante para nós hoje não está na Bíblia. Direito de mulher trabalhar, estudar e ser ativa em cultos, não está na Bíblia, oposição a trabalho escravo não existe na Bíblia, assim como a Bíblia não fala de doenças psicológicas, transtornos psiquiátricos, depressão, bipolaridade. Talvez isso explique porque Jesus ordenava e muitas pessoas eram libertadas, e registros de tais acontecimentos eram feitos identificando as pessoas como endemoniadas, não como doentes. O que o homem do século um não entendia como doença mental, algo subjetivo e que interfere na interação com a realidade, era chamado de obsessão espiritual.
      Mas o que conservadores não aceitam é que a Bíblia não é o fim, é o início, ela não delimita a verdade, não fecha-a, mas dá noções básicas e primárias dela, para um homem antigo que não podia entender mais que isso, e isso bastava para Deus abençoá-los. O início, o meio e o fim são o Espírito Santo, estava nas vidas de escritores bíblicos, do antigo e do novo testamento, e está presente hoje, eis a terceira dádiva que Jesus entregou. A primeira dádiva foi seu exemplo de vida no mundo como homem, a segunda é sua presença espiritual nas alturas nos conduzindo ao perdão de Deus, e a terceira é a liberação do consolador e professor Espírito Santo. Obras, fé e conhecimento, três experiências que o Cristo nos permite ter, viver como Jesus, crer em Deus e conhecer pelo Espírito Santo. 
      Não é o fim, só novo começo, a humanidade ainda precisa digerir liberdade, ampliá-la, torná-la não exceção, mas regra e normalidade, liberdade roubada pelas trevas e muitas vezes usando ferramentas veiculadas por quem deveria promover a luz, refiro-me a igreja católica, protestantismo e outras denominações cristãs. Só depois do ser humano se entediar com liberdade, com sexo, com prazeres, é que entenderá que a prioridade é espiritual, não material. É sempre assim a evolução do ser na Terra, numa onda senoidal, onde existe subida até o ponto mais alto e depois queda até o ponto mais baixo, num processo lento em repetidos ciclos. O ser humano só escolhe certo depois que enjoa do errado, e mesmo liberdade, sem Deus, é ilusão, que ele precisará enjoar para ser livre em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário