domingo, novembro 12, 2023

O que é certo? O que é errado? (2/2)

      “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.” Tito 1.15-16

      O que é certo e o que é errado num mundo pretendendo viver uma era pós cristianismo-religião-oficial de muitas nações que proibia outras crenças? Muita coisa que a moralidade cristã tradicional diz que é pecado, não é mais, e ainda que Deus nos avalie pelas nossas consciências, nós não devemos julgar os outros por elas, o que é errado para um pode ser certo para outro. Cada um constrói suas referências de certo e errado sobre muitas variáveis, criação familiar, formação religiosa, cultura social, graduação intelectual, possibilidade financeira, temperamento, preferências estéticas, idade, características sexuais, ainda assim podemos ter coisas comuns com outros e sermos diferentes deles, fazendo escolhas distintas na vida.
      Um cristianismo ainda algemado a legalismos, materialismos e antropomorfismos do antigo testamento, tem dificuldades para entender a santidade que agrada a Deus no século XXI. Ainda que muitos se achem cristãos mais santos por serem conservadores, são só museólogos ou pior, coveiros, guardando doutrinas religiosas e espiritualidades de seres humanos do passado e mortas. Mas a humanidade não está caminhando para a perdição, para as trevas, Deus está no controle, o ser humano caminha para a luz. O coletivo perde lugar para o individualismo, não são mais os seres humanos que devem se encaixar em óticas criadas e lideradas por uns poucos homens, o que era confortável e fácil ainda que limitado. 
      O ser humano chegou num momento de sua história em que poder fazer escolhas pessoais, de acordo com especificações individuais, não precisa mais se formatar em alguns poucos padrões, hoje cada ser humano é único e tem direito de sê-lo. Essa é a verdade que muitos cristãos não entendem, e que muitos não cristãos entendem, ainda que queiram liberdade sem o Deus verdadeiro. É claro que muitos no planeta ainda estão longe de poderem usufruir desse direito e dessa liberdade, opressão e preconceito resistem fortes em muitos lugares. Mas quem disse que o caminho para Deus é curto e rápido? Não é, ainda que achem que seja muitos cristãos que pensam que o mundo esteja para acabar e que Jesus está voltando. 
      O que todos precisam saber é que Deus tem sempre as portas abertas, seu amor move o universo e atrai todos para o alto. O que nos limita, nos prende, nos atrasa, são nossas consciências machucadas e sujas por quebras de alianças afetivas, por vida profissional e financeira desonesta e ociosa, por mentes transtornadas e sentimentos pesados por iras, invejas e falta de dar e receber perdão. Tem muita coisa que o cristianismo legislou como pecado, mas para que Deus não dá assim tanta importância, contudo, muita coisa sempre deixará o ser humano sem paz, por independer de espaço e tempo, mas estar ligada a valores espirituais eternos, que vieram conosco da eternidade e que devemos levar de volta ainda mais aperfeiçoados. 
      Muitos cristãos vivem uma utopia e não têm noção disso, se acham melhores, salvos, dignos do céu, e se revoltam com muita coisa que consideram perdição do mundo. Se consideram virtuosos paladinos lutando pela moralidade da tradição judaica-cristã. Meus queridos irmãos evangélicos, quem sabe da luta que cada um passa para ser melhor, ainda que olhando do lado de fora os achemos ruins? Mas os outros também nos olham e nos julgam, e muitos veem em muitos cristãos assíduos em templos e se postando como diferentes, só hipócritas sem noção, quando falam e falam de Bíblia, mas muitas vezes não conseguem dar pequenos testemunhos de misericórdia e justiça no ambiente de serviço e entre familiares.
      A verdade é que o momento atual pede ainda mais cuidado, mais silêncio, menos pregação de Bíblia em praça pública, e mais oração solitária nos lares. Deus está conduzindo a humanidade a uma busca pessoal, já que se o direito de todos serem tudo for manifestado levará o planeta ao caos e a guerras. Sim, podemos mudar o mundo e devemos, mas de dentro para fora, individualmente, não coletivamente, com discrição e silêncio, deixando que obras de santidade e amor falem mais alto que palanques, púlpitos e palcos, sejam físicos ou virtuais na internet. É tempo de vencer a vaidade de querer ganhar discussões ideológicas, sejam de política, de sexualidade, do que for, de ouvir Deus, não religiões, dizer o que é certo e o que é errado. 

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário