sábado, novembro 11, 2023

Nele o sim, por meio dele o amém (1/2)

      “Porque todas as promessas de Deus têm nele o "sim". Por isso, também por meio dele se diz o "amém" para glória de Deus, por meio de nós. Mas aquele que nos confirma juntamente com vocês em Cristo e que nos ungiu é Deus, que também pôs o seu selo em nós e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.II Coríntios 1.20-22

      Não há palavra de acusação, de reprovação, de negação no Espírito de Deus, só palavra de iluminação, de aprovação e de afirmação. Posto essa afirmativa vamos entendê-la melhor. Se um cruel assassino, um ladrão, um ser humano sem respeito à vida alheia, que faz qualquer coisa para ter um desejo seu satisfeito, se esse parar e buscar ouvir a palavra de Deus, o que Deus lhe dirá? O Espírito Santo não dirá você é um assassino, mas dirá você pode não ser um assassino, o Espírito Santo não dirá você será condenado por roubar, mas o Espírito Santo dirá se você trabalhar honestamente poderá ter o que precisa, o Espírito de Deus não dirá você é mal e merece o tormento, mas você pode ser um homem de bem e gozar paz e honra.
      Isso não significa que Deus seja irresponsável com o mal cometido pelos homens, que esqueça dos pecados e livre os homens das consequências de seus erros. Isso significa que Deus sempre vai direto ao ponto com o ser humano, mostra-lhe uma saída para o acerto, uma oportunidade para ser melhor, uma chance de fazer diferente e mudar de vida. Na iluminação do Altíssimo, se for aceita com humildade, o homem saberá que terá que arcar com as consequências dos erros que cometeu no mundo dos homens, mas será fortalecido para seguir pela paz do perdão de Deus, ainda que outros, mesmo depois que o tempo passar e o homem tiver pago os preços, o cobrem, o acusem, não se esqueçam do mal que cometido dia.
      A ideia que muitos fazem de Deus, e que foi calcada em nossas mentes pelo cristianismo do mundo, é de um Deus bipolar, que dá com uma mão e tira com a outra, que abençoa com um olho e amaldiçoa com o outro, que ama com uma parte de seu coração e se ira com a outra parte. Nós podemos nos esquizofrenizar, somos seres partidos e em conflito, mas o Deus espírito da luz mais alta não pode, ele é uma coisa só e sempre. Vou repetir o que tanto digo aqui: o homem se afasta de Deus quando não quer viver a verdade e nesse afastamento se pune, Deus não toma a iniciativa de punir ninguém. Se a ira de Deus, se seu juízo, se a condenação do Senhor parecem enormes, é porque nós mantemos isso em nós. 
      A afirmação feita nesta reflexão pode não ser entendida por dois tipos opostos de pessoas. Muitos não cristãos dizem que o Deus de amor a ninguém julga ou condena e dá direito a todos de serem e fazerem o que querem. Muitos cristãos vão usar um argumento, muito usado atualmente por eles, que utilizar o amor de Deus como desculpa para se sentir aprovado fazendo coisas erradas é blasfêmia. Não é uma coisa nem outra. Os cristãos erram achando que o amor de Deus abre mão de santidade, ao contrário, ele atrai o ser humano para ela, confronta-o com a luz moral mais alta, sem aceitar e querer praticar a santidade de Deus não se pode provar seu amor. Os não cristãos erram por não conhecerem a Deus e dizerem que conhecem. 
      Mas existe um efeito muito ruim no equívoco cometido pelos dois lados, cristãos afastam não cristãos do verdadeiro Cristo. Quando a falsa moralidade de uns e a imoralidade de outros se confrontam, usando o nome de Deus em vão, quem deixa de ser mostrado é o Deus verdadeiro. Ainda que os cristãos tenham experiências inequívocas com o verdadeiro Cristo, a maneira imatura como eles compartilham esse Cristo faz com que não cristãos creiam num falso Cristo. Todos buscam a Deus e ao plano espiritual, de alguma maneira, mas só acham o Altíssimo os que querem, se não quiserem suas buscas serão limitadas a “espíritos” mais baixos, e esses costumam identificar-se mentirosamente, para terem atenção e glória. 
      Não provamos amor de Deus sem santidade, se alguns dizem que provam e não vivem e persistem na santidade, provam o “afeto” de outro espírito, não de Deus. Ninguém se engane achando que engana os outros, quem vive moralmente errado e se diz aprovado pelo amor do evangelho, dentro de seu coração sabe se de fato possui uma conexão íntima com o Espírito Santo do Altíssimo. Ainda que a mídia e os poderes desse mundo digam que Deus está em toda religião e espiritualidade, os frutos que cada um dá e que permanecem no tempo, provam se isso é ou não verdade. Por outro lado, cristãos, Deus ouve a todos e em todas as religiões, mas só o que de fato obedece a Deus prova de seu amor e tem um coração limpo. 

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário