quinta-feira, setembro 26, 2024

Estamos limpos? (2/2)

      “Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.João 13.10

      “Mas não todos”, assim encerram os muitos ensinos que a passagem de João 13.5-10 nos dá, e esse último é um alerta. Se Pedro equivocou-se mas estava bem intencionado, por isso no tempo certo entendeu a maior revelação do evangelho e foi útil a Deus, Judas Iscariotes teve um final trágico. Não podemos afirmar com certeza que Deus condenou Judas desde o início, que Jesus o tratava diferente porque sabia de suas dúvidas, Deus não age com ninguém assim, de todos Deus espera arrependimento até o último instante. Eu disse que Judas tinha dúvidas, porque o mal é assim, não nos vence na primeira tentativa, mas tenta-nos com insistência, e se não nos postarmos de forma clara contra ele, mina nossas forças até prevalecer. 
      A diferença principal entre os que estão “lavados” por Jesus e os que não estão, não é exterior, mesmo religiosa, muitos são assíduos em cultos e trabalhadores em igreja e não estão limpos. Por quê? Porque não andam neste mundo de fato conectados com Deus, portanto tendo acesso à porta mais elevada que é Jesus e ungidos pelo Santo Espírito. O que identifica ligação com Deus é santidade e amor, mais nada, o resto é consequência, e o primeiro efeito dessa conexão é humildade real. Estar limpo não é nunca pecar, isso é impossível neste mundo, mas é lutar contra o pecado, não ter paz nele, e um dia, ainda que demore, conseguir ter vida mais santa, enfim, de fato evoluir na jornada no plano material em que Deus nos põe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário