“Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.” Romanos 15.1-3
Outra definição para amar: amar é ver a vida sob o ponto de vista do outro. Não estou dizendo que temos que achar justificação para violência e maldade do outro na visão doentia do outro, quando não vê certas coisas como violência e maldade. Digo que precisamos entender, que ainda que o outro tenha certas atitudes e posicionamentos que discordamos, mesmo que nos causem algum desconforto, ele pode estar agindo assim porque é o melhor que pode fazer para ser útil e produtivo nesta vida. Isso nos leva a não julgarmos mal principalmente quem invejamos ou que nos julga mal e injustamente, isso é amar os que nos persegue, vendo que sob o ponto de vista desse, pode ser ele que se sente julgado e injustiçado por nós.
Quando nos afastamos de Deus nos afastamos da luz, em trevas temos óticas distorcidas da vida, dos outros, de nós mesmos, de Deus. Por isso temos tanta dificuldade para amar, a princípio só amamos quem gostamos, quem julgamos bem, ainda que em todo julgamento humano, seja bom ou mau, haja equívoco. Nesse equívoco nós sempre somos vítimas e os outros opressores, quando à luz de Deus todos são, de alguma maneira, vítimas e opressores. Dos outros? Não, de si mesmos. Amar de verdade não é e nunca será fácil, é preciso esforço em Deus, porque sozinhos somos inviáveis para amar. Mas esse é o trabalho mais nobre, que mais proporciona bons frutos. Tente ver a vida sob o ponto de vista do outro, assim amará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário