sexta-feira, setembro 13, 2024

Fé inteligente

      “Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; se é que já provastes que o Senhor é benigno. I Pedro 2.1-3

      Tenho o privilégio de ter parentes céticos, graduados, mestrados e doutorados, é gente que amo e com quem aprendo muito, obviamente, são seguidores ferrenhos da ciência e ainda que sejam educados, são sempre descrentes quando falo de Deus e do cristianismo. Por isso, dar testemunho exige mais que falar o que ouvimos em igrejas, e entendam bem, gente assim está muito mais atenta a teus atos que a tuas palavras, assim, repito, aprendo muito com esses queridos. Algo que aprendi a exercer em décadas andando com Deus é ter fé inteligente, essa é a mais eficiente para dar testemunho aos céticos, fé inteligente não crê em qualquer coisa e de qualquer jeito, mas avalia todas as perspectivas antes de focá-la num ponto.
      Fé inteligente em primeiro lugar entende que o agir de Deus com gente madura é trabalho a quatro mãos, Deus faz sua parte à medida que fazemos a nossa. Nossa fé é mais confrontada, não quando pedimos algo a Deus, mas quando, após pedirmos, nosso pedido não se realiza, ao menos não como achávamos que se realizaria. Mas um não em primeira instância, pode não ser para desistirmos e acharmos que pedimos errado ou que não fizemos nossa parte, pode ser para adquirirmos fé que amadurece na persistência. Se algo dá errado e fizemos tudo certo, é porque há algo melhor para ocorrer, assim não desistamos, persistamos e esperemos de Deus sempre um ato maravilhoso de amor, se é que de fato fazemos nossa parte e cremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário