quarta-feira, setembro 25, 2024

Fé sabe sem saber (1/2)

      “O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.João 13.7b

      “Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.” João 13.5-10

      Jesus lavava os pés dos discípulos quando Pedro reclamou, disse que eram eles quem deveriam lavar os pés do Cristo. A intenção de Pedro foi boa, reconhecia a importância de Jesus, mas imatura, não entendeu a profundidade da verdadeira espiritualidade. Se Jesus era melhor também era mais humilde e o humilde serve, não é servido. Há uma outra lição nisso, só somos purificados e temos conexão com Deus quando somos santificados pelo santíssimo, assim a salvação, como chamam os cristãos a conexão íntima com Deus, nasce de humildade que deixa-se ser servido pelo humilde. Há ainda uma última lição, quem anda no Espírito Santo anda limpo, só precisa lavar o pés, a parte que tem contato direto com o mundo no dia a dia. 
      Pedro ainda não entendia as coisas com profundidade porque as julgava só pela aparência, mas a frase que chama a atenção é a do versículo sete, nos ensina que não sabemos tudo, por isso precisamos crer e obedecer. Sou sempre a favor de diálogo honesto com Deus, direito que Deus nos dá e que não devemos abrir mão, ainda que líderes religiosos não gostem disso, assim podemos reavaliar a religião tradicional e só aceitarmos de fato aquilo que Deus confirma diretamente em nossos espíritos. Se Deus diz, “isso não é para você saber, mas só para você crer”, então, obedeça. Que bênção maravilhosa e consoladora há em ouvir e acatar essas palavras, nos liberta de ansiedades e nos dá a paz completa em Deus para seguirmos fortes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário