quinta-feira, setembro 15, 2011

Encerra-se uma fase para se começar outra

      “Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos, e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.Jeremias 18:3-4

      Procurando dar uma interpretação menos trágica ao texto, enxergo que nossa vida pode parar de produzir coisas boas. Não necessariamente por estar fazendo coisas ruins, mas simplesmente porque os limites foram alcançados e nada de bom poderá mais ser feito. Pode ficar pior, sim, se insistirmos em continuar desse jeito.
      Como consequência disso, Deus, que é o oleiro, precisa quebrar nossa vida, o vaso, e reconstruí-la para que então possa ser útil novamente. Nessa segunda formação, Deus constrói melhor, um modelo com funções mais avançadas, digamos assim, de forma que os limites agora possam ser ultrapassados.
      Sim, Deus pode nos quebrar, não por estarmos fazendo coisas erradas, mas simplesmente porque do jeito que estamos mais nada de bom poderemos fazer. Uma fase tem que ser encerrada para que outra possa ser iniciada. Deus trabalha assim, em fases, ele não faz tudo de uma vez porque nós não conseguimos suportar isso, então ele opera aos poucos.
      É claro que entre uma fase e outra podemos ficar meio perdidos, já que aquilo que éramos parece ter sido destruído, e aquilo de novo que será feito ainda está no início. Nesse momento é necessário descansar em Deus e ter fé, ele está no comando e sabe o que está fazendo (veja mais sobre este assunto na reflexão “Tempo de poda”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário