sexta-feira, setembro 23, 2011

Quando demora a solução

      Quando estamos passando por uma luta muito grande, por uma tribulação que parece que não termina nunca, que pode ser um problema de saúde, uma dificuldade em um relacionamento, uma necessidade financeira, bem, seja lá em que área for, é muito difícil da gente não achar que o motivo da demora na solução do problema é o fato de nós estarmos vivendo em pecado. Bem, pode ser que isso realmente esteja acontecendo, pelo menos a princípio.
      Nessa situação, nós começamos a examinar nossa vida com um microscópio, tentando encontrar alguma coisa escondida que justifique o fato do nosso problema estar demorando para ser resolvido. Na verdade começamos a agir de uma forma que deveria ser aquela que agimos normalmente, mesmo quando não estamos passando por problemas.
      Contudo, o pior é que a demora da solução nos faz achar que os nossos pecados não foram perdoados, que ainda temos pendências com Deus, por isso ele não nos responde. Infelizmente a gente age assim, se agimos com os outros, quando vemos pessoas com problemas difíceis de serem resolvidos, quanto mais com a gente, sentindo a culpa dentro de nós mesmos.
      O problema é a maneira como nos relacionamos com a culpa. Culpa é pecado mal perdoado, ou não confessado mesmo. Quando a vida vai bem fazemos vistas grossas para muita coisa, então vem a tribulação e a gente acorda. Porém a tribulação vem para isso mesmo, para que façamos uma limpeza em nossas vidas, para que haja santificação, completa.
      Quando estamos esperando uma solução de Deus, depois de já termos feito uma análise completa de nossa vida, e de termos levado todas as nossas faltas na presença do Senhor, só nos resta mesmo é esperar. A culpa, todavia, sempre insiste em voltar, os seres humanos têm uma necessidade latente de achar culpados, e de, se possível, torturar esses culpados, mesmos que os culpados sejam eles mesmos.
      Eu, particularmente, preciso ter cuidado até com as leituras bíblicas que faço nessa situação. Ler os livros proféticos do antigo testamento é algo que preciso fazer debaixo de oração. Admito que é difícil pra mim, quando no meio de muita luta, não me sentir acusado com todas aquelas maldições decretadas para o povo de Israel, por não terem obedecido aos mandamentos de Deus e por terem adorado ídolos de deuses falsos. Quem busca a Deus com todo o coração e estuda a Bíblia diariamente, entende o que eu estou querendo dizer.
      Por isso, no tempo de espera, limpa a tua vida, toma posse do perdão, e aguarda na palavra, e um conselho, leia o novo testamento, lembrando que estamos debaixo da graça e não da lei. Em todas as situações da vida é importante ter um equilíbrio entre estudar o antigo testamento e o novo. A Bíblia se completa, em seu todo, ela revela perfeitamente qual é a vontade de Deus para as nossas vidas, cuidado então com textos retirados e interpretados sem levar em conta todo o contexto das sagradas escrituras. Enquanto você espera, descansa, logo a tribulação terá fim. “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.”, (Romanos 8:18), findada a tribulação, a vitória será muito maior, creia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário