quarta-feira, dezembro 30, 2015

A "loucura" do Espírito Santo

      "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor." I Coríntios 1:25-31

       Sem a "loucura" do Espírito Santo, o cristianismo fica reduzido a uma religião, mesmo que faça caridade, ensine o evangelho e leve o homem a uma vida moral equilibrada. O Espírito Santo é a presença real de Deus no homem, é ele e somente ele quem pode gerar a vida eterna e abundante de Deus no ser humano. Por que é "loucura"? Porque depende de fé, vai além do entendimento da mente do homem, foge do controle da carne, e entenda carne não somente como o princípio do erro, mas como o limite do homem em compreender e controlar a si mesmo e ao universo sem Deus.
      Por mais altruístico, sábio e moral que seja, sem o Espírito Santo será carne, e como tal mera religião. Quem limita ou impede a ação do Espírito Santo no cristão e nas igrejas, sustenta uma religião, e mesmo que fale de Deus, impede Deus de agir, salvar, curar e orientar a Igreja no caminho estreito do evangelho. Contudo, para provar a "loucura" do Espírito Santo é preciso fé e coragem, sim, mas acima de tudo, humildade, para admitir a impotência humana, e entender que Deus faz as coisas da maneira como ele quer, e não da nossa, por mais bonitinha, inteligente, comportada e inteligente que pareça.

3 comentários:

  1. Será que temos apagado o o agir do Espírito Santo em nossas vidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação, meu irmão.

      Sim, Davi, e muitas vezes não através dos excessos óbvios de uma vida hedonista, através dos vícios e obsessões da carne procurando prazer, mas querendo viver uma vida moral e espiritual à nossa maneira, não através do Espírito Santo. O que vive em jejuns e sacrifícios pode estar em tanto pecado quanto o que vive em orgias e bebedices, assim como o intelectual que prioriza estudo e leitura da Bíblia pode estar tão distante de Deus quanto o que ateu que vive uma vida equilibrada e moral. O que é a loucura do evangelho? Para cada um de nós é uma coisa diferente à medida que somos confrontados em entregar algo, pessoal e exclusivo, que pode nos levar a fazer as coisas do nosso jeito e a não dar a Deus a glória pela vitória sobre nós mesmos.

      Abraço, Davi.

      Excluir