domingo, dezembro 27, 2015

A correção bíblica

      "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano." Mateus 18:15-17

      O texto dá orientação para a correção em três passos:
      1º repreende-o entre ti e ele só;
      2º leva ainda contigo um ou dois;
      3º dize-o à igreja.

      Os realmente espirituais repetem o 1º passo dessa orientação na esperança que o errado se acerte, os carnais vão diretamente ao 3º passo, covardes que são, querem apoio para acusar, os espirituais somam, constroem e amam, os carnais subtraem, destroem e humilham.
      (O 2º passo é só uma repetição do 1º com testemunhas, não é uma forma de constrangimento já que o amor não constrange, o 3º passo é a legalização diante da comunidade de um posicionamento insistente que o errado está assumindo, não aceitando a correção).
      "Senhor, tenha misericórdia de nós e faz de nós homens realmente espirituais". Contudo, muitas vezes, só colhemos o que plantamos, somos tratados da mesma maneira como tratamos, e ao invés de recebermos amor tratam-nos como estranhos, "gentios e publicanos".

      "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
      Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
      Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus."
Mateus 5:6-7,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário