segunda-feira, dezembro 28, 2015

Não se aposse do que não te pertence

        Damos um passo importante em relação ao amadurecimento e à experimentação de paz que permanece, quando abrimos mão de expectativas de mudança de certas pessoas, quando entendemos que certos problemas não nos pertencem, e portanto não temos nenhuma obrigação com relação a solução deles. Não somos perfeitos, não precisamos ser, e dar conta de nós mesmos e de poucos próximos, como cônjuges e filhos, e mesmo isso com limites, é tudo o que nos cabe, o resto, não é problema nosso, para não usar uma palavra mais rude. Portanto, tratemos a todos com o respeito e educação, com temor a Deus, com sabedoria, mas não soframos com coisas pelas quais não fomos responsáveis por seus inícios, por suas evoluções, e muito menos poderemos decidir sobre seus fins.

2 comentários:

  1. Realmente, isso traz um peso de responsabilidade que fere o coração de quem o carrega.
    Compartilho a experiência de querer ajudar pessoas a mudar, mesmo quem não queria mudar, tentando forçar isso e testifico: Não faça.
    Chegou um ponto em que o próprio Deus mandou eu parar de me esforçar tanto lançando pérolas aos porcos. (Mateus capítulos 5,6 & 7)

    O problema disso é que gastamos nossa energia em algo que pode não ser o foco e perdemos tempo de "produtividade" para o Reino.
    O próprio satanás pode colocar pessoas assim em nosso caminho como laço pra nos prender. A dica é: Pergunte sempre a Jesus;

    Poder eu posso ajudar, mas devo Senhor?
    É da tua vontade?

    Só Deus conhece o oculto.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi,

      obrigado pela sua participação. Sim, é isso, ter discernimento e coragem para pular fora de uma armadilha que nós mesmos, as pessoas e o diabo gostam de armar pra nós, quando achamos que por sermos cristãos somos super-homens, perfeitos. Essa referência exagerada e equivocada só nos frustra mais e ao invés de nos fazer melhores, nos faz piores. Sim, caminhamos rumo à perfeição, mas ela é alcançada justamente quando admitimos nossas impotências, nossa humanidade, quando entendemos que algumas coisas não têm solução e nós não devemos nos sentir culpados por isso.

      Abraço, meu querido.

      Excluir