terça-feira, outubro 10, 2017

Muitos os chamados...

      "Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos." Mateus 20.16     

     A maioria das pessoas quer o que Deus faz, não o que Deus é, quer milagres, e não Jesus, não quer mudança de caráter, só de status social, financeiro e afetivo. Assim muitos chamados, que andam nas igrejas, que são religiosos e que mesmo acreditam no poder de Deus, na verdade não experimentam a redenção e dessa forma não serão escolhidos por Deus.
      Não entenda, os salvos, os que habitarão a eternidade com Deus, não são meros privilegiados escolhidos arbitrariamente por uma força superior injusta. Deus chama a todos, por isso o texto diz muitos são os chamados, contudo, esses chamados têm a liberdade de escolherem ou não andar neste mundo em sinceridade e fidelidade a Deus. Esses que fazem a escolha certa, Deus escolhe, respeitando a opção de cada um e nunca de maneira prepotente. 
      Outro ponto do texto é que os últimos serão os primeiros. A interpretação histórica é que os judeus, que foram chamados em primeiro lugar, negaram a Cristo, assim os gentios, os não judeus, aceitaram o evangelho antes, os últimos acabaram sendo os primeiros. Uma outra interpretação pode nos ensinar que não existe maior ou menor, no reino de Deus, um que seja mais importante que o outro, um mérito que dê a alguém alguma vantagem para ser escolhido.
      Todos podem ser escolhidos desde que queiram, Deus é justo e ama a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário