quarta-feira, agosto 21, 2019

A providência de Deus

      “O Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes. Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens. Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó. Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.

Salmos 104.24-30


      Experimentam a providência de Deus, têm do Senhor o sustento, aqueles que andam com Deus, aqueles que sincronizam suas vidas com a vontade do Senhor. A natureza faz isso de forma natural, simplesmente existe na vontade de Deus e recebe dele o sustento. O pecado do homem, contudo, desequilibra essa existência natural e pode privar não só ele, mas também todo o planeta Terra da providência divina. O elemento caótico que transformou o universo é o pecado do homem, o que é pecado? É tentar existir sem Deus.

      Isso não significa necessariamente que se quer fazer o mal ou que se vive viciado nos prazeres materiais, ainda que o homem seja civilizado, moral e se preocupe com o equilíbrio do planeta Terra e com justiça para com a humanidade, se Deus, o Deus do verdadeiro cristianismo, estiver fora do centro da vida do homem, o universo, físico e espiritual, está em caos e tende a um colapso eminente. 

      Por que a agenda anti-Cristo se preocupa tanto com ecologia, com sustentabilidade, com as florestas, com os animais e com o sofrimento principalmente das minorias? Porque sabe disso, mas insiste, na cegueira inenrente a todo arrogante, que pode fazer tudo funcionar de maneira equilibrada, mas sem Jesus. Tarefa impossível de ser realizada, só Cristo salva, só Deus sustenta, só o Espírito Santo fala em nome do evangelho, fora disso é perdição e faltará a providência de Deus em algum momento.

      A humanidade não terá o sustento mínimo para continuar existindo quando mais necessitar. Contudo, no final, em meio a um caos generalizado, muitos buscarão ajuda naquele que representar o anti-cristianismo no planeta, e os que ainda quiserem salvação, ainda que tardia, pagarão com a própria vida por isso. Muitos, contudo, complicam algo que é simples, andar com Deus nos livra do mal, e isso não é ser perfeito, mas assumir pecados e confiar no perdão exclusivo de Jesus. 

      Muitos buscam milagres como se isso fosse a maneira natural de Deus agir e privilégio especial de cristãos super espirituais. Milagres, como a palavra significa, são eventos extraordinários, que acontecem de vez em quando, em situações onde outro tipo de solução não é possível. Mas será que é isso o plano original de Deus para o homem, que em Cristo pode ser, ao menos em parte, restaurado neste mundo? O segredo está na palavra sincronismo, o que anda com Deus está sincronizado com sua vontade. 

      Nesse sincronismo a providência é natural, nada é extraordinário, e ainda assim aquele que prova isso adora a Deus o tempo todo, por ter ar para respirar como se fosse o maior dos milagres. O melhor seria não buscarmos milagres, mas vivermos no milagre e sermos um milagre nas vidas dos outros, assim a providência de Deus nunca faltaria e todos e tudo poderiam ser naturalmente sustentados por Deus. 

      A ciência pode explicar tudo? Sim, eu creio assim, e se houvesse tempo a humanidade entenderia cientificamente, de maneira empírica, o mundo espiritual e saberia de fato como Deus sincroniza tudo com aqueles que estão sintonizados nele, que existem na mesma “frequência harmônica “ do Altíssimo. Nunca houve e nem nunca haverá conflito entre a verdadeira ciência e os conhecimentos que temos por fé, já que a verdadeira fé é inteligente não nega fatos provados cientificamente, nem a verdadeira ciência nega aquilo que ela ainda não provou se é uma verdade científica. O não explicado é possível, mesmo que ainda improvável, mas o explicável deve ser avaliado pela fé e acurado, não demonizado. 

      Começamos refletindo sobre a providência de Deus e acabamos pensando sobre fé e ciência, sobre coisas naturais e coisas extraordinárias, mas o assunto é o mesmo. Para aquele que teme a Deus de fato, contudo, não importa, Deus provê, mesmo que seja através de um médico, o milagre da cura física é feito, e o Senhor, acima de tudo, é louvado por isso. O que teme a Deus de verdade sempre vê o Senhor na história, por isso ele é santificado e viverá na eternidade com o Santíssimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário