sexta-feira, agosto 09, 2019

Deus nos livra de cairmos em tentação

      “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.I Coríntios 10.12-13

      Qual é a tentação que pode nos vencer? Não são os prazeres da carne, os vícios, o sexo, o ódio ou a inveja, tudo isso é consequência de quem cai numa primeira tentação, a da fé. A primeira coisa que o diabo nos tenta é a nossa fé em Cristo, nossa confiança em Deus, nossa aliança com o Espírito Santo, ele sabe que se cairmos nessa prova seremos presas fáceis das tentações de nossa própria carne, nessas ele nem precisa colocar muito a mão. O segredo é andarmos com a fé aprumada, focada, firme, e nessa convicção mantermos o coração feliz e a mente em paz. Contra isso sempre acharemos escape para suportar a realiadade do dia a dia. Uma alma triste, contudo, é uma alma fraca. 
      Cuidado, a astúcia do diabo está em minar aos poucos nossa fé, em colocar pequenas desconfianças que nos fazem achar que Deus nos abandonou ou não é tudo o que sua palavra diz que ele é. Quando o diabo mina a santidade absoluta de Deus em nossos pensamentos ele tenta diminuir nosso padrão de qualidade de santidade em nossos corações. Mas a tentação mais eficiente pode estar numa simples ideia, que pode corroer toda uma doutrina construída por anos em nós. Refletir sobre as coisas com mais profundidade, não aceitar as coisas só porque é costume, pode nos conduzir a um conhecimento mais profundo do altíssimo. Contudo, se não estivermos preparados, vigilantes, no espírito mais até que no intelecto, podemos abrir portas para fora da vontade do Senhor, e não para dentro do centro da vontade de Deus. 
      “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gálatas 1.8), cada um tem a tentação que merece, e o inimigo é expert em descobrí-la e usá-la. Se um pode colocar tudo a perder por um “rabo de saia” ou uma dose de cachaça, o outro pode se perder em interpretações e explicações sobre o mundo espiritual, com as razões filosóficas e ocultas da existência. Assim, ninguém se considere melhor, para cada armadura de virtudes há uma seta maligna que pode penetrar num ponto desprotegido, não importando se a armadura é de papel, pano, plástico ou metal. O que, todavia, está ligado a Deus, em temor e com humildade, não será pego de surpresa e terá de Deus a mão forte que o sustente quando o vendaval maligno tentar derruba-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário