sábado, agosto 17, 2019

Deus poupa os humildes e os profetas

      “Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Assim direis ao rei de Judá, que vos enviou a mim para me consultar: Eis que o exército de Faraó, que saiu em vosso socorro, voltará para a sua terra no Egito. E voltarão os caldeus, e pelejarão contra esta cidade, e a tomarão, e a queimarão a fogo. Assim diz o Senhor: Não enganeis as vossas almas, dizendo: Sem dúvida se retirarão os caldeus de nós, pois não se retirarão. Porque ainda que ferísseis a todo o exército dos caldeus, que peleja contra vós, e só ficassem deles homens feridos, cada um levantar-se-ia na sua tenda, e queimaria a fogo esta cidade.” 
Jeremias 37.7-10

      “E sucedeu que, subindo de Jerusalém o exército dos caldeus, por causa do exército de Faraó, Saiu Jeremias de Jerusalém, a fim de ir à terra de Benjamim, para dali se separar no meio do povo. Mas, estando ele à porta de Benjamim, achava-se ali um capitão da guarda, cujo nome era Jerias, filho de Selemias, filho de Hananias, o qual prendeu a Jeremias, o profeta, dizendo: Tu foges para os caldeus. E Jeremias disse: Isso é falso, não fujo para os caldeus. Mas ele não lhe deu ouvidos; e assim Jerias prendeu a Jeremias, e o levou aos príncipes.

Jeremias 37.11-14


      “Assim diz o Senhor: O que ficar nesta cidade morrerá à espada, de fome e de pestilência; mas o que sair aos caldeus viverá; porque a sua alma lhe será por despojo, e viverá. Assim diz o Senhor: Esta cidade infalivelmente será entregue na mão do exército do rei de Babilônia, e ele a tomará. E disseram os príncipes ao rei: Morra este homem, visto que ele assim enfraquece as mãos dos homens de guerra que restam nesta cidade, e as mãos de todo o povo, dizendo-lhes tais palavras; porque este homem não busca a paz para este povo, porém o mal.”

Jeremias 38.2-4


      “Porém os pobres dentre o povo, que não tinham nada, Nebuzaradã, capitão da guarda, deixou na terra de Judá; e deu-lhes vinhas e campos naquele dia. Mas Nabucodonosor, rei de Babilônia, havia ordenado acerca de Jeremias, a Nebuzaradã, capitão da guarda, dizendo: Toma-o, e põe sobre ele os teus olhos, e não lhe faças nenhum mal; antes como ele te disser, assim procederás com ele.” 
Jeremias 39.10-12

      “A palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor, depois que Nebuzaradã, capitão da guarda, o deixara ir de Ramá, quando o tomou, estando ele atado com cadeias no meio de todos os do cativeiro de Jerusalém e de Judá, que foram levados cativos para Babilônia. Tomou o capitão da guarda a Jeremias, e disse-lhe: O Senhor teu Deus pronunciou este mal, contra este lugar. E o Senhor o trouxe, e fez como havia falado; porque pecastes contra o Senhor, e não obedecestes à sua voz, portanto vos sucedeu isto. Agora, pois, eis que te soltei hoje das cadeias que estavam sobre as tuas mãos. Se te apraz vir comigo para Babilônia, vem, e eu cuidarei de ti, mas se não te apraz vir comigo para Babilônia, deixa de vir. Olha, toda a terra está diante de ti; para onde parecer bom e reto aos teus olhos ir, para ali vai.
Jeremias 401-4

      Por favor, leia com atenção os versículos iniciais, eles dão um resumo dos capítulos 36 ao 40 do livro de Jeremias, mas segue uma breve explicação. Deus tinha dado uma palavra através do profeta Jeremias ao reino de Judá, ele seria posto em cativeiro por Babilônia como punição pelo povo e seu rei rei terem se afastado do Senhor, isso era irremediável, mas tinha um porém, aqueles que entre o povo se rendessem voluntariamente ao rei da Babilônia teriam suas vidas poupadas, ainda que como escravos. Bem, o povo não acreditou na legitimidade da palavra do profeta, antes duvidou mesmo do caráter e da intenção de Jeremias, como diz o ditado, quando a notícia é ruim mata-se o carteiro. 
      Mas a palavra não era de Jeremias, era de Deus, assim como ele não era um traidor nem covarde, mas corajoso o suficiente para por sua própria vida em risco ao dar a notícia que tinha para dar. E assim aconteceu, Jeremias foi preso e injuriado, ainda que no átrio da prisão e não na masmorra, livrado pelo rei de uma prisão mais cruel onde certamente perderia a vida. O rei permaneceu dividido, no fundo ele sabia que Jeremias dizia uma verdade de Deus, mas entre achar que poderia ser livrado de alguma maneira, pelo faraó e o exército egípcio, ou ficar com vergonha de assumir diante dos judeus que estava se rendendo, protegeu um pouco Jeremias, mas pediu seu silêncio, e o principal, não seguiu a orientação de Deus. 
      Ainda que o inimigo seja humanamente pequeno, se Deus não estiver conosco perderemos a batalha, a derrota não está no tamanho do inimigo, mas em nossa distância de Deus. O que nos derrota não é a força do mal, do diabo, dos homens, da vida, mas a nossa insistência em permanecermos longe do Senhor, e quanto maior for nosso orgulho, maior será nossa vergonha. Nabucodonosor, o rei da Babilônia, veio, e a profecia se cumpriu, o Egito não ajudou, o rei Zedequias tentou fugir, não se entregando como Jeremias lhe tinha orientado, mas foi pego, cegado, sua família e os nobres foram mortos e Jerusalém foi queimada, a vergonha maior para quem insistiu em desobedecer a Deus mesmo diante de uma tragédia iminente.

      E quanto a Jeremias? Na verdade o ponto desta reflexão não é o castigo que vem sobre quem se afasta de Deus, não é sobre as desculpas e os subterfúgios usados pelos rebeldes, quando querem continuar em suas rebeldias contra o Senhor, o ponto é o presente que um servo, que tanto sofreu para obedecer a Deus e entregar sua palavra, recebe no final. A primeira palavra de consolo é: se você está aprisionado, de alguma maneira, por querer fazer as coisas certas diante dos olhos do Senhor, espera, não na masmorra, mas no átrio da prisão, pois mesmo preso o servo do Senhor é poupado de alguma maneira, espera que tua libertação vem. 
      Contudo, é preciso entender uma coisa, sob algumas instâncias, sob um determinado ponto de vista, talvez o mais realista, os verdadeiros profetas do Senhor podem passar toda a vida aprisionados, só terão liberdade de fato na eternidade. Você, eu, nós que ousamos nos achar profetas, tolos que somos, estamos preparados para isso, para aceitar essa verdade, essa realidade? Vida de profeta genuíno nunca foi e nunca será fácil, a história de João Batista nos ensina isso de forma bem clara, ele passou a vida pobre e marginalizado e morreu assassinado de maneira brutal, mas até Jesus testemunhou dele de maneira distinta (Mateus 11.11). Os profetas do antigo testamento não eram pessoas normais, se fossem não seriam profetas, Deus os formou com vidas diferenciadas para que pudessem cumprir suas missões até o final. 
      Os que querem conforto, apoio popular, honra dos homens, estabilidade social, não almejem essa chamada. Outro detalhe sobre a chamada dos profetas, é que eles, na maior parte das vezes, são chamados para falar ao povo de Deus, não aos ímpios. Eu, quando vejo esses malucos pregando aos berros em praças públicas, e penso isso mesmo desses, admito, que são no mínimo mal informados sobre a Bíblia e numa situação mais extrema pessoas com transtornos mentais necessitando de tratamento psiquiátrico, eu penso o quanto muitos de nós têm uma ideia equivocada sobre profetas de Deus. Criamos certos estereótipos que nada têm a ver com o profeta de Deus bíblico. 
      Outro detalhe é que o profeta sofre junto do povo rebelde, pelo menos a princípio, ele não fica longe olhando, confortável, assistindo a palavra de Deus se cumprir. Assim, profeta não atira pedras, não critica, de fora, ele participa, enfrenta, se expõe, se compromete. Muitos hoje em dia que se auto-denominam profetas são só críticos covardes e rancorosos, que não querem construir, só destruir com as palavras, estão mais pra rebeldes que para profetas. Esses não falam pela boca de Deus, mas por seus egos, que de alguma maneira se sentiram desprezados pelas igrejas e agora se colocam como juízes. Profetas não são juízes, mas carteiros do maior dos juízes, Deus, o altíssimo, profetas apenas entregam a palavra de Deus, com muito temor e respeito, muitas vezes com muito medo. 

      A segunda palavra de consolo aos verdadeiros servos de Deus é: Deus não só libertou Jeremias, e pelas mãos dos mais improváveis, aqueles que estavam levando seu povo e seu rei cativos, Deus honrou o profeta com opções de escolha. Quando a situação parece não ter saída, quando todo o resto, o mundo, as igrejas, em todas as áreas, parecem estar condenados, para o servo obediente do Senhor há uma saída, há liberdade. Para o profeta do Senhor há liberdade e honra mesmo quando tudo está perdido, mesmo na situação atual do mundo e do Brasil, mesmo nos últimos tempos. Não nos fiemos no que nossos olhos veem, no que todos falam, mas em Deus, se ele faz o pequeno inimigo forte para escravizar o rebelde, ele faz o grande inimigo um amigo propício que traz a libertação que tanto esperamos e que nos poupa do pior. 
      O profeta Jeremias foi liberto e honrado, mas teve uma parte do povo que também foi poupada, os pobres, esses não foram levados cativos e ganharam terras para cultivarem e sobreviverem com dignidade. Sobre esse assunto vou compartilhar uma interpretação profética: não ache que uma posição menos visível, mesmo marginalizada, na área profissional ou mesmo ministerial, seja Deus esquecendo-se de você. Também não odeie os homens por serem injustos, se Deus é seu Senhor é ele, não os homens, quem dá e quem priva, quem abre porta e quem fecha, em qualquer lugar. Isso pode ser a providência divina te protegendo de um mal maior que está por vir, lembre-se, tudo pertence a Deus, ele a todos julga e sabe de tudo, antes de acontecer. 
      Na humildade sempre há refúgio de Deus, e isso não significa necessariamente pobreza material, mas simplesmente uma atitude mais discreta na vida, nos empreendimentos, não covarde, mas sábia, de não se apressar para exigir direitos ou posições sob holofotes, seja na igreja ou em outras áreas. Aos pobres e ao profeta Deus poupa, liberta e honra. Quanto aos outros, reis, nobres, líderes, importantes, qua não creditam na palavra de Deus, que acham que é tempo de festa quando é tempo de lágrimas, que pensam que por ser o atual governante político simpatizante do Evangelho e apoiado por evangélicos as coisas podem melhorar, não piorar, poderão ser levados como cativos em vergonha, quem tiver ouvidos ouça essa palavra profética.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário