quinta-feira, agosto 08, 2019

Deus cuidará de nós para sempre

      “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” Salmos 23.6

      Quem chega a uma certa idade, vê os filhos crescendo, e olha o mundo atual, o Brasil, se preocupa, quem tem alguma lucidez sente algum receio. Ainda mais com a situação econômica que estamos vivendo em nosso país, reforma da Previdência, aposentadoria mais complicada, enfim, ficamos com o coração pesado pensando em como será nossa velhice, e a vida profissional de nossos filhos. 
      Confesso que há um tempo atrás, quando escutava as pessoas dizerem que o que importa é ter saúde eu não entendia bem isso, nem dava muita importância. Quando somos jovens pode nos faltar tudo, mas via de regra estamos sempre saudáveis, temos disposição para fazer as coisas, podemos até dormir pouco que acordaremos a tempo no outro dia para trabalhar, estudar, enfim, cumprir nossas obrigações. 
      Mas quando chegamos a uma idade as dores vêm e ficam, nossa pele muda, a cor de nossos cabelos se altera, nossas forças físicas diminuem e nossa vitalidade emocional se esfria. Somos seres materialistas, dificilmente conseguimos priorizar de fato os valores espirituais, mas tem que ser assim, precisamos sustentar nossos corpos, dar a eles a devida manutenção, principalmente na velhice. 
      Mas o ponto desta reflexão é: se Deus cuidou de nós até aqui, principalmente em nossas juventudes, quando fazíamos tantos coisas sem pensar direito, bem, esse mesmo Deus cuidará de nós também na velhice. Se nós mudamos, envelhecemos, Deus não muda, na verdade a figura física de um ancião de cabelos brancos e longas barbas que imaginamos para Deus, se pensarmos com mais profundidade a respeito, usando o evangelho de Jesus como base, veremos que não reflete de fato quem é Deus antropomorfizando-o (pondo-o em forma humana). 
       A figura humana mais próxima é a de Jesus encarnado quando iniciou seu ministério, e não deveria ser diferente, um homem comum, mas forte e maduro, aos trinta e poucos anos, essa talvez seja a melhor idade, aquela em que muitos poderiam escolher, se fosse possível, parar o tempo e permanecerem assim para sempre. Aliás, eu acredito que nossos corpos espirituais na eternidade serão algo parecido, indiferentemente se morremos crianças ou velhos, teremos a nossa melhor aparência física, a de homens e mulheres maduros de trinta e poucos anos.
      Especulações à parte, Deus não envelhece, nem muda, se cuidou de nós até aqui, o fará até o final, e como pai de amor que é, muito mais à medida que nos tornarmos mais frágeis, seja qual for a situação econômica do mundo, que infelizmente, só tende a piorar. O Senhor cuidará também de nossos filhos, desde que façamos todo o nosso possível para viver hoje e administrar família do jeito mais sábio. 
      Contudo, ainda que erremos, na assunção do erro e posse do perdão que há em Cristo, sempre há para nós disponível o cuidado suficiente de Deus para que tenhamos existências dignas. Tenhamos pois a segurança do salmista no Salmo 23, “certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida”. Glórias a Deus por isso, nosso maravilhoso pai de misericórdia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário