quarta-feira, fevereiro 12, 2020

Deus é acessível a todos

      “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.Mateus 18.20

      Sou um crítico da igreja cristã oficial, de todas as denominações, seja a católica, as protestantes, as evangélicas, quem acompanha o “Como o ar...” verifica isso, defendo uma igreja cristã pura e bíblica, a que estava no coração de Cristo quando esse falou aos apóstolos no momento de sua subida ao céu transformado após ter ressuscitado, ou a que pode mais se aproximar dessa na medida do possível. Muitos podem dizer que isso é tão impossível quanto desnecessário, impossível porque onde há o homem há o erro, desnecessário porque Deus na verdade nem se importa tanto com essa integridade, se se importasse nenhum homem seria abençoado na história da humanidade.
      Contudo, esse último argumento, que diz que a procura de uma igreja ideal é desnecessária, acha base bíblica no texto inicial, e isso nos ensina algo sobre o amor e a graça de Deus, “se somente dois me buscarem juntos, isso já constitui uma igreja e eu no meio dela estou”, diz Mateus 18.20. Sim, ainda que não gostemos de certos ajuntamentos, que discordemos de seus costumes, mesmo que achemos, do alto de nossa (ou de minha) arrogância que essa ou aquela igreja é herege, se há uma busca verdadeira a Deus por meio de Jesus, Deus ouve e responde. Eu ou você podemos não concordar com isso, mas creia, é assim que Deus age, que sempre agiu. 
     O homem complica as coisas, a religião, a espiritualidade, os ritos, as invocações, as rezas, as doutrinas, mas Deus é simples com os simples, se há busca genuína ele permite ser achado, por qualquer um, em qualquer lugar, qualquer mesmo. Deus olha o coração e fala, docemente, poderosamente, verdadeiramente e simplesmente. Quem o ouve se alegra, se consola, é alimentado, é restabelecido, curado, perdoado, levantado com esperança e com novo vigor. Busquemos a Deus com persistência, em profundidade e em verdade, o que caminha com ele há anos tem o dever de crescer, e muito há de se saber sobre Deus e a razão de nossa existência no universo.
      Todavia, não impeçamos nem nos escandalizemos com o pequenino que se aproxima de Deus com pouco conhecimento, mas com um coração aberto e sincero, esse tem o mesmo direito que nós de se abrigar nos braços do Pai eterno. Muitos doutores na lei, teólogos no evangelho e profundos conhecedores dos mistérios espirituais, se surpreenderão na eternidade, ao constatarem que todo o seu conhecimento não lhes conferiu qualquer graduação a mais de espiritualidade, e que aquele que eles achavam ignorantes, superficiais, mesmo hereges, ganharam uma intimidade com Deus que eles chamais tiveram, só porque se aproximaram do Senhor sem vaidade e sem segundas intenções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário