quinta-feira, fevereiro 27, 2020

“Não li e não gostei”??

     “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.Mateus 7.1-2

      O evangelho que liberta o espírito e abre a alma não tem feito esse efeito em muitos cristãos, que acham que por crerem numa verdade maior têm o direito de julgar muitas coisas sem que se darem ao trabalho de conhecerem essas coisas. Esse é só mais um dos maus efeitos de uma interpretação legalista da Bíblia. Esse julgamento se faz principalmente com as outras religiões, muitos evangélicos, e principalmente pastores e pregadores, dizem sobre textos espiritualistas que não são bíblicos, “são coisas do diabo, nem devem ser consideradas”. Principalmente os líderes, deveriam dar-se ao trabalho de conhecer um pouco mais sobre textos budistas, muçulmanos, ocultistas, e mesmo sobre livros considerados apócrifos pelos protestantes. 
      Muitos, se forem honestos e se esforçarem um pouco, surpreenderiam-se com a sabedoria que textos como o Baghavad Gita ou os livros de H. P. Blavastky possuem, e eu não estou dizendo aqui que isso é de Deus e que aquilo é do diabo, mas só que deveríamos ser maia livres e abertos, virtudes que o evangelho pode dar àqueles que realmente o vivem. Muitos evangélicos afirmam, “mas eu posso julgar religiões e textos porque possuo a verdade, enquanto que os outros possuem mentiras” (que arrogância sem noção e muito comum). Bem, do que é melhor se exige mais, e não menos, do que experimenta a verdade de Deus se exige amor, paciência, sabedoria e respeito, e não ao contrário, se é que de fato vivem tudo isso. 
      Se nós evangélicos julgamos os outros sem conhecer mais profundamente, demonizando e maldizendo, que direito temos nós de reclamar quando os outros dizem que somos tapados, extremistas, ignorantes, quando nos julgam injustamente? O igual não pode julgar o igual, é preciso ter uma referência mais alta para ter uma visão melhor e poder analizar com justiça, só Deus tem essa visão de tudo e todos, mais ninguém. Mas o que julga mal se coloca no máximo no mesmo nível de quem julga, assim “evangélicos” que demonizam sem conhecer se colocam no nível de demônios acusadores. A verdade é que ninguém deveria fazer qualquer julgamento, com relação à religião diferente da sua, e muito menos os cristãos.
      O que está num nível espiritual mais elevado não tem o direito de excluir, mas o dever de agregar, não tem o direito de julgar mal, mas o dever de respeitar, não tem o direito de falar, mas o dever de ouvir. Agregar, respeitar e ouvir é melhor que excluir, julgar mal e falar. Não estou dizendo que devemos sair lendo textos sagrados de outras religiões, isso não é para todos, a Bíblia deve ter prioridade para a maioria, conhecê-la e vivê-la, e muitos não têm tempo nem para isso. Mas aqueles que têm tempo e são chamados (por Deus e não por mera curiosidade) conheçam mais outras religiões e ensinem isso aos outros. Isso fará a eternidade melhor (menos surpreendente), assim como poderemos viver mais dela ainda aqui.
      A verdade revela, mas a mentira pode revelar ainda mais, pois ela revela, nas entrelinhas, aquilo que se quer esconder, e o que se quer esconder é verdade mais profunda sobre as coisas. Uma frase ficou famosa na mídia, “não li e não gostei”, como alguém pode dizer que não gosta de algo que não conheça? Tratando-se de espiritualidade esse assunto vai bem além do que aquilo que muitos cristãos entendem, lendo de maneira superficial a Bíblia. Mas esses na verdade não estão prontos para muitas verdades, é melhor que permaneçam na ignorância, Deus, em sua graça, os ama e cuida deles mesmo assim. O mundo, todavia, seria muito melhor se fizéssemos mais que o mínimo para receber o favor do altíssimo. 
      Jesus, ele é o mais importante, ele é imprescindível, ele é único, e não só como um exemplo de prática e mestre da melhor forma de se viver em comunhão com Deus, com nós mesmos e com as pessoas, mas como o salvador singular e suficiente. Se há necessidade de um salvador é porque existem pessoas que precisam ser salvas, e essa é a mensagem da Bíblia, na velha e temporária aliança mosáica, mas principalmente na nova e eterna aliança do evangelho. Essa é a relevância que muitas religiões, ainda que respeitem e compartilhem os ensinos de Cristo, não mostram, Jesus salva e com ele temos acesso direto ao altíssimo, santo, verdadeiro e único Deus. Nenhum outro texto sagrado, além da Bíblia, revela isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário