quinta-feira, fevereiro 13, 2020

Não se preocupe com o tempo

      “E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.Mateus 19.28-30

      O texto inicial é o final da passagem onde um jovem rico procura Jesus, tal jovem queria saber o caminho da vida eterna, e ele era de fato um bom religioso. Contudo, conhecendo como sempre a verdade do coração humano, Jesus revela ao jovem aquilo que ele não queria ouvir, que não bastava ser um bom religioso, com uma vida moral e social correta, ele teria também que abrir mão daquilo que era importante para ele, riquezas materiais. Talvez para outro rico, Jesus teria dado uma orientação diferente, um rico que talvez pelas contingências da vida fosse rico, mas que na verdade não era preso à riqueza, mas no caso do jovem em questão, riqueza era um ponto sensível, algo que ele deveria se desprender se quisesse conhecer a eternidade melhor com Deus. Riqueza não é necessariamente problema, mas para o jovem era. 
      Os discípulos ficaram preocupados com a revelação, mas Jesus lhes disse que nada que se faz para Deus fica sem recompensa, assim se alguém abre mão de algo importante pelo evangelho terá com certeza honra retribuída por Deus, principalmente na eternidade. Contudo, sempre conhecendo o coração do homem, Jesus faz uma nova revelação, essa é o ponto dessa reflexão, “muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros”, ou em outras palavras, ninguém se julgue melhor por ter começado a seguir a Jesus antes e nem menos privilegiado por ter começado a seguir Jesus depois. Para Deus, ao contrário de para nós, tempo não significa nada, apenas a sinceridade do bem que busca o Deus altíssimo com todo o coração, em verdade e com fé, para Deus qualidade vale mais que quantidade.
      Com sessenta anos faço certas medidas, e muitas vezes chego a conclusões equivocadas, acho que por ter vivido algumas décadas tenho certos direitos, mas também me considero com pouco tempo para começar certas coisas e ganhar novos direitos. O texto inicial, contudo, pelo Espírito Santo me consola, me ensina que mesmo que eu comece a acertar só agora e que me reste pouco tempo para ser melhor, não importa. O que importa é a qualidade da minha escolha e do que eu vou construir sobre ela. Ainda que eu tenha pouco tempo, se eu for humilde, benigno, persistente, verdadeiro comigo mesmo, com as pessoas e com Deus, o Senhor saberá e me dará retorno adequado, mesmo que eu, a essa altura, queira fazer o que é certo só para cumprir meu dever no mundo, adorar a Deus e abençoar minha esposa e minhas filhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário