domingo, fevereiro 23, 2020

Sistemas de alarme, não os ignoremos

      “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.I Pedro 5.8-9

      A dor é um sistema de alarme, se não existisse não seríamos avisados que algo de errado ocorre com o nosso corpo para então tomarmos uma atitude de busca de ajuda, de cura e de medicação. Como ocorre com nosso corpo físico também ocorre com nossa mente, depressão e outros desconfortos mentais nos indicam que nosso psicológico precisa de ajuda, mostram que algo de errado ocorre com nossas faculdades mentais e que precisamos urgentemente arrumar algo que não está certo. Se problemas físicos podem ser mais fáceis de serem diagnosticados e tratados, os mentais não são, tanto são de cura mais complicada como podemos ser mais morosos para resolvê-los.
      Contudo, somos dotados também de sensibilidade espiritual que quando nos infringe algum desconforto indica que algo errado ocorre com nosso espírito, com os espaços espirituais em que vivemos ou com as vidas espirituais das pessoas com as quais nos relacionamos. Nesse plano, medo pode não constituir uma fraqueza, mas pode ser um sistema de proteção que foi ativado, veja que nesse caso nosso corpo e nossa mente podem não estar necessariamente sendo prejudicados, não imediatamente, mas mesmo eles poderão ser, caso não tomemos a atitude, que espiritualmente estamos sendo avisados para tomar, através do medo. Contudo, se com relação à mente há de se ter cuidado, com o espírito mais ainda.
      Nem todo medo é espiritual, nem todo medo é legítimo, nem todo arrepio é reação a demônios, isso pode ser só algum equívoco criado pelas complexidades emocionais de nossas almas, psicose é doença, não é habilidade, assim não generalizemos. Medo, contudo, pode ser, sim, o Espírito Santo em nosso espírito nos mostrando que algo está errado e que nós precisamos tomar algum tipo de atitude. A atitude pode ser orar especificamente sobre um assunto, pode ser fazer algum tipo de repreensão espiritual sobre nossas vidas, sobre lugares ou sobre vidas de outras pessoas, assim como pode ser evitar algum tipo de situação, sair de algum lugar, não ir a um, ou mesmo não se encontrar ou se encontrar com alguém.
      A verdade é que se estamos com as vidas certas com Deus e se certo medo é insistente e claro, aparecendo em certos lugares ou com certas pessoas, não devemos desprezar sua sensação, a presença de atuações demoníacas causa medo, mesmo terror, o cristão maduro saberá discerni-la. Assim, se for o caso, o medo não é para que nos sintamos enfraquecidos, nem para que saiamos fugindo ou que enfrentemos algo de qualquer maneira, mas ele pode estar nos avisando de que algo está ocorrendo no plano espiritual e que devemos e podemos agir. O mais importante é usar o sentimento como sistema de alarme, não nos prendermos a ele, ainda que ele seja muito intenso, o justo viverá pela fé e fé no nome de Jesus.
      Mas cuidado, nem todo medo espiritual deve ser enfrentado sozinho, assim como certas dores físicas e emocionais podem não ser vencidas com remédios comprados sem receita ou com simples descanso, antes precisam de ajuda de profissionais da área médica adequados, alguns problemas espirituais podem requerer ajuda de pastores e de outros irmãos em Cristo para serem resolvidos. Dessa forma, na dúvida, não enfrente a opressão espiritual sozinho, procure ajuda de cristãos sérios e de confiança, mas não ignore certos medos terríveis que muitas vezes sentimos, ainda que pareçam sem explicação racional. O Espírito Santo que habita os filhos de Deus os ajuda, os orienta, os ensina e os livra, sejamos então obedientes a ele. 
      Alguns, irmãos sinceros e sérios, mas que tentam viver um bom cristianismo de maneira mais intelectual, materialista (ainda que não carnal), podem não acreditar tanto no mundo espiritual como na sensibilidade que o Espírito Santo nos dá sobre ele, mas vejam o que diz o texto inicial. Se a presença espiritual do diabo ao nosso redor é tão forte assim, como o Espírito Santo não nos daria auxílio contra ele, sensibilidade de sua presença a tempo de tomarmos uma decisão de retaliação? Uma sensação de medo pode ser, sim, Deus nos avisando, mesmo arrepios muito fortes, não zombem disso, também, repito, não generalizem, mas creiam, o diabo pode ser sentido para ser então repreendido no poder do nome de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário