segunda-feira, dezembro 05, 2022

Mantenha o modo certo ligado

      “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.Provérbios 16.18-19

      Algumas pessoas não são conscientemente cruéis ou frias, elas só fazem uma escolha que lhes parece melhor. Elas viram uma chavinha para acionar seu modo humano para fazer suas máquinas funcionarem, então, poderem enfrentar o mundo. Pessoas diferentes têm modos humanos diferentes para ganhar força adicional para lutar por suas vidas, umas têm o modo arrogante, outras o modo timidez, outras o modo sedução, outras o modo negação. Elas insistirão nesses modos enganosos enquanto não tiverem coragem para usar o modo divino, e esse é um só, o modo humilde. Muitas passarão toda uma vida antes de aceitarem que o modo humilde é o melhor, não só para enfrentar este mundo como o outro mundo.
      Acima citei quatro modos humanos em especial, o mais comum é o arrogante. Esse se fortalece ainda que tenha que passar por cima dos outros, com palavras ou ações, nele a pessoa se acha superior, nessa condição altiva e agressiva obtém forças. No modo tímido a pessoa se fecha, faz isso para se proteger contra inimigos que podem nem existir, mas que em sua visão insegura e distorcida ela acha que existem. O modo sedução usa a sensualidade, nesse tenta-se contornar e controlar situações conquistando as pessoas, seja com palavras, olhares e “jeitinhos”, ou mesmo com trocas mais ousadas. No modo negação a mentira é arma usada para não assumir diante de outros a verdade, que a pessoa pensa que a diminui ou a humilha. 
      O modo humilde é o único modo de vida eterna, os outros são de morte, assim precisamos aprender a manter a chavinha com ele ligada o tempo todo. Quem tem certas tendências, à arrogância, à timidez, à sensualidade, à negação, precisa vigiar para estar humilde, seja lá onde estiver ou com quem estiver. Isso dá trabalho, mas é preciso, se de fato queremos ser espirituais. Uma característica desse modo não é ser bobo ou se deixar ser subjugado, mas é ser verdadeiro de forma sábia, sem necessidade de usar armas, muletas, máscaras ou qualquer outro recurso para ser o que não se é. Deus nos ama pelo que somos de verdade, não precisamos ser mais que isso, assim se confiarmos no Senhor é possível sermos felizes no modo humilde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário