quarta-feira, dezembro 21, 2022

Coração limpo (5/7)

      “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4.23
      “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” Jeremias 17.9-10

      Entendamos coração como nosso centro emocional. Se podemos manter pecados por muito tempo na mente, de forma racional, também podemos manter nossas emoções excitadas pelo pecado, nesse nível de interação o pecado apropria-se de nós com muito mais intensidade. Pecados carregados de paixão nos cegam, nos fazem perder a razoabilidade, a capacidade de medir as consequências. Nisso todos os nossos membros são comandados para realizarem o erro no mundo externo e com outras pessoas, sem que nossa mente examine melhor. Adultério, ira, gula, muitos são seus tristes frutos.
      Mas chama que queima forte apaga depressa, assim, pecados do coração rapidamente cometemos e depressa nos arrependemos deles, isso é bom, mas pode se tornar vício. Se pecados mentais precisam de decisões racionais para serem executados, onde causas e efeitos são avaliados, assim pode-se decidir quando cometê-los e quando não cometê-los, pecados do coração nos controlam e são mais constantes. Esses, talvez mais que os outros, só são vencidos com experiências reais e permanentes com o Espírito Santo, só a emoção santa da unção de Deus para controlar paixões do coração..

Nenhum comentário:

Postar um comentário