quinta-feira, dezembro 08, 2022

Obediência com ou sem livramento

      “E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.Gênesis 22.1-3

      Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia, Deus dá a Abraão um filho em sua velhice e promete que desse filho nações seriam geradas, Deus faz o milagre, mas depois Deus pede que Abraão sacrifique esse milagre. O que foi mais provado em Abraão nessa experiência, sua fé? Não sei. Ele sabia que Deus poderia mudar de ideia? Acho que não, nós sabemos hoje porque conhecemos essa história pela Bíblia. Ele sabia que do jeito que Deus deu a ele um milagre em Isaque poderia dar outro milagre por outro filho? Talvez. O importante é que Abraão obedeceu, indiferente do que acarretaria obedecer à ordem, assim penso que o que mais foi provado em Abraão foi sua obediência imediata a Deus.
      Mesmo a fé forte e sincera pode ser usada para gerar conjecturas, mais para imaginar possibilidades, e assim, para achar saídas para possíveis consequências de uma ordem de Deus que foi obedecida. Mas e se Deus deixasse que o sacrifício ocorresse e não desse mais a Abraão filhos? Então, a promessa que Deus fez, que de Abraão nasceriam nações (Gênesis 15.1-6) não ocorreria. Deus seria menos Deus por isso? Não, Deus sempre sabe o que e como faz. Mas Deus não age de forma tão complexa que o homem não possa entender, Deus é simples e direto, e o que ele verdadeiramente promete ele cumpre. Saber isso poderia ter dado a Abraão fé para obedecer sem pestanejar, ainda que amasse Isaque. 
      Tenho aprendido, pelo menos até agora, que quando Deus quer que façamos uma coisa, por mais difícil que pareça, o Espírito Santo nos inclina para fazer essa coisa com paz e alegria, essa aprovação vem quase que imediatamente. Contudo, algumas coisas podem não ser a princípio tão fáceis e prazerosas, assim se Deus manda fazer não sentiremos a princípio algo bom. Nessa situação precisamos buscar com mais persistência a força do Senhor para obedecer. Abraão não deve ter sentido prazer em ter que fazer aquele sacrifício, justamente de seu filho único, algo tão importante para ele, mas ele obedeceu. Isso nos faz pensar que existem coisas que fazemos não com prazer, mas só por fé.
      Espiritualidade “nível dois” foi a que teve Abraão. “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16.27), esse versículo pode se referir a obras feitas nesse nível, que podem ser as que mais farão diferença na eternidade quando formos avaliados. Contudo, tenhamos cuidado, se sentirmos algo bom pode nos levar a agir sem pensar, por outro lado se tivermos uma visão distorcida da vida, se acharmos identidade em sofrimento, em nos fazermos de vítimas, isso também pode nos levar a fazer algo sem orar, só porque beneficiará os outros, não a nós mesmos. Na dúvida, ore mais, e se Deus pedir, espere antes de fazer. 
      Admiro Abraão, gostaria de chegar ao nível de espiritualidade dele, obedecer ainda que para sacrificar aquilo de mais precioso que tenho, e mesmo com a certeza que isso não será restabelecido. Isso é fé, não no livramento, mas que a vontade de Deus é sempre a melhor, ainda que percamos um direito dado a nós pelo próprio Deus. Tenhamos cuidado, coragem nem sempre reflete lucidez, mas irresponsabilidade tola, Deus não pede isso de nós, contudo, podemos escolher servir os outros em amor de forma prática, mesmo que não seja agradável. O valor de nossas escolhas, quem de fato quisemos servir e honrar com elas, só na eternidade saberemos, quando o Filho do homem vier na glória de seu Pai.

      “Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos.” Jeremias 10.23 

José Osório de Souza, 27/11/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário