sábado, dezembro 03, 2022

Pela glória de Deus

      “Eu não recebo glória dos homens, mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?” 
João 5.41-44

      Eu não recebo glória dos homens, essa convicção definiu a passagem do Cristo-homem no mundo. Moisés teve suas provas, preparado por oitenta anos, Davi enfrentou perseguição e viveu como marginal, mas num determinado momento ambos tiveram glória humana, um como codificador de uma religião e libertador de um povo, o outro como rei de uma nação e co-construtor, junto do filho, do Templo de Jerusalém. Quem esperava um messias como esses líderes se decepcionou, e pior, matou o Cristo, pergunto se esse equívoco não permanece até hoje, não no mundo, mas no cristianismo. 
      Quando um catolicismo se associa ao império romano para ter proeminência, quando constrói um Vaticano para se impor no mundo, quando muitos evangélicos erguem templos enormes e luxuosos, ou montam impérios na mídia com apoio de políticos para vender seus “produtos”, isso é buscar glória dos homens. Esse falso cristianismo, ainda que fale de Cristo, nome que tem poder em si mesmo, independente de quem o use, não pode entregar a melhor vontade de Deus para homem, assim não cumprirá a missão original que Deus deu a Jesus, alguém que não viveu pela glória de homens. 
      Você é chamado para seguir o exemplo de Jesus, assim, não dependa de reconhecimento humano para ser bom, nem alegue a falta dele para não ser. Seja bom sempre, indiferente do que os homens pensem, confie na glória que Deus dá, não em outra. Dependemos demais de sermos aprovados por homens, e ainda que nos achemos espirituais, que nos coloquemos como cristãos, muitas vezes vivemos mais para o mundo que para o Senhor. O que mais nos afasta de conviver, não só com família, mas com igrejas, é acharmos que não fomos reconhecidos pelos homens por nossas qualidades e esforços. 
      Ainda que não seja fácil, devemos aceitar de coração sermos motivados e mesmo termos alegria de viver, na confiança de que Deus nos vê e nos recompensa. Se não adquirirmos essa consciência nunca creremos de fato em Jesus, em tudo que ele revelou sobre o reino do céu, estaremos ainda vivendo para um reino do mundo, ainda que dentro de religião. Quem não busca a glória de Deus poderá facilmente ser presa do homem mal, que por dizer o que queremos ouvir nos seduz e nos usa para seus interesses, pondo-se como um “deus” em nossas vidas e nos afastando do Deus verdadeiro. 
      Quem não se firma na glória de Deus, não reconhece que só a honra que Deus dá importa, assim, não glorifica a Deus como Deus, e não prova o amor de Deus. Quem depende de aprovação humana para ser feliz, ama mais os homens que a Deus. Triste é viver nessa condição, numa agonizante frustração, glória falsa nunca basta, não liberta-nos pelo Espírito, mas prende-nos à ilusão material. O amor de Deus supre todas as nossas necessidades, físicas e emocionais, satisfeitos não nos importamos com o que os homens pensam, digam ou façam, mas ainda assim temos amor para respeitá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário