domingo, dezembro 04, 2022

Deu não rejeita o reto

      “Volta-te, Senhor, livra a minha alma, salva-me por tua benignidade.” Salmos 6.4
      “Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação.” Salmos 38.22

      Não acho certo demonizar pessoas, tratá-las como más, vê-las como inimigas, e por outro lado, ver-me como bom e os que se opõem a mim como os que Deus deve destruir, o novo testamento não ensina isso. Todos somos seres humanos com livre arbítrio, que podem escolher coisas certas ou não, e muitas vezes o que parece certo para nós prejudica outro. Quando nos vemos como amigos de Deus, outros podem estar nos vendo como seus inimigos, e sendo assim esses podem estar pedindo a Deus que nos destrua, tanto como pedimos a Deus para destruí-los. A vida neste mundo é relativa, no ponto de vista de cada pessoa, nisso há enganos, armadilhas, egoísmo, só podemos enxergar a verdade quando conhecemos e praticamos o ponto de vista do Senhor, que vê a todos e a todos ama igualmente.
      Mas é indubitável, que com certas pessoas, por mais que procuremos ver as coisas sob o ponto de vista de paz e amor do evangelho, sentimos que elas se colocam claramente como nossas inimigas. Geralmente são pessoas que acham identidade em se oporem, não a todos, mas a nós em especial, assim, por mais que tentemos agir certo com elas, um forte clima beligerante prevalece. Com alguns parece que sempre estamos andando sobre ovos, por mais cuidado que tenhamos algo dá errado, e a relação descamba para uma guerra campal. Se nos calamos para não reagirmos da mesma maneira, o semblante dessas pessoas se transtornam, sintoma das almas torturadas que elas têm, nós saímos de uma simples conversa com elas doídos, muito angustiados, como se um carro tivesse passado por cima de nós. 
      Deus ama a verdade, mesmo que ela não seja boa ou certa, assim, em muitas situações, como cristãos maduros, devemos ter consciência de tudo o que levantei acima, que seres humanos não são inimigos a serem destruídos por Deus, que todos recebem igual atenção do Senhor em suas causas para que se saiam bem. Contudo, temos que ser verdadeiros com Deus, mostrarmos o que sentimos, verbalizarmos que uma pessoa está nos fazendo mal, que sentimos dela muita arrogância, um ódio injustificável, pelos menos sob nosso ponto de vista, contra nós. Muitas vezes é preciso pedir a Deus, com fé e com todo o sentimento, que ele destrua, não a pessoa, mas seu ataque, que ele quebre a cerviz do arrogante para que esse se torne humilde, nos trate com respeito, ou então, suma de nossas vidas. 
      “E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso.” (Isaías 32.18), a vontade de Deus é que vivamos em paz, se isso não está acontecendo conosco é porque algo está errado. Ou estamos vivendo em pecado, com erros não assumidos e perdoados, ou não estamos aceitando um tratamento de Deus, e tratamento sempre dói, ou não estamos lutando em oração de forma adequada por nossas causas. Perdão que nos traz paz e santidade, humildade para aceitar limites, e oração vitoriosa, eis as chaves para vivermos em paz, de forma segura, mesmo em meio a tantas lutas e injustiças neste mundo. “Eis que Deus não rejeitará ao reto, nem toma pela mão aos malfeitores” (Jó 8.20), causa reta sempre vence, já o arrogante se perde em confusão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário