segunda-feira, fevereiro 19, 2024

Fé por ouvir a palavra

      “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.” “Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” “Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus
      Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo. Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, com gente insensata vos provocarei à ira. E Isaías ousadamente diz: fui achado pelos que não me buscavam, fui manifestado aos que por mim não perguntavam. Mas para Israel diz: todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.” 
Romanos 10.4, 11-13, 16-21

      O objetivo do escritor da carta aos romanos, aceito por muitos como Paulo, é mostrar o entendimento cristão sobre o ser humano, seu estado original de pecado, sua necessidade da salvação obtida só pela fé em Cristo, e que esse entendimento é superior ao da velha aliança de Moisés. O texto bíblico inicial é uma exortação aos israelitas, que ainda que tenham tido alguma prioridade na velha aliança não têm mais no nova. A salvação pela fé em Cristo, independente da obediência aos protocolos da religião mosáica, é para todas as nações. Mas se salvação, ou pelo menos o início dela, começa com fé, não por obras e sacrifícios, como fé é aprendida? Paulo diz, pelo ouvir da palavra de Deus. O que é essa palavra? 
      Israel tinha recebido uma palavra, não só na lista de leis morais e nos protocolos de celebrações e sacrifícios no templo, mas também nos textos poéticos e proféticos da Torá, assim não crer por não ter ouvido não poderia ser alegado. Paulo enfatizava que Israel era rebelde por isso Deus estendia a salvação a outras nações. Ouvir a Bíblia basta para se ter fé? Bíblia é pregada em igrejas católicas e protestantes há séculos, ainda assim grande parte do cristianismo tem sido rebelde. Cristo inaugurou o perdão pela fé e a palavra de Deus ensinada diretamente pelo vivo Espírito de Deus (Jeremias 31.33). Não há como exercer fé sem ouvir o Espírito Santo, sem fé não temos acesso a Cristo e à paz de seu perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário