segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Mais forte que eu?

      “Não me leve a corrente das águas, e não me absorva ao profundo, nem o poço cerre a sua boca sobre mim. Ouve-me, Senhor, pois boa é a tua misericórdia. Olha para mim segundo a tua muitíssima piedade. E não escondas o teu rosto do teu servo, porque estou angustiado; ouve-me depressa.Salmos 69.15-17 

      Penso que todos já passaram por situações nas quais sentiram que fizeram algo, tanto bom quanto ruim, porque um impulso mais forte que eles os moveu. Não vou ser hipócrita nem ingênuo, dizendo que ter uma amizade genuína com o Senhor e adequada vigilância moral nos livra de nossos “demônios” internos, esses podem ficar um bom tempo “adormecidos”, mas um dia podem acordar. Surpresas demoníacas é o universo jogando em nossas caras que somos limitados, frágeis e imperfeitos, sempre dependentes da misericórdia de Deus. Não devemos nos acostumar com “demônios” pessoais, mas também não precisamos nos torturar além da conta com eles, humildade e paz com Deus pelo seu perdão cura muitas coisas. 
      Algo a se aprender sobre fortes impulsos é que os possuem os fortes, ainda que para fazer coisas erradas. Dizer que pecamos porque fomos fracos não é correto, o fraco de verdade nada faz, não age nem reage, está em tristeza profunda. Se estamos fortes o suficiente para errar, a questão então não é ser forte, mas usar a força de um jeito melhor, para coisas certas. A solução é estar ocupado com o bem, para que a força não esteja livre para ser usada pelo mal. Que o Espírito Santo nos use, não os “demônios”, e impulsos descontrolados para o mal são quase possessão demoníaca. A verdade é que precisamos reeducar sentimentos e pensamentos, para que nossas atitudes sejam iniciativas santas e amorosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário