quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Que mais diremos da fé?

      “E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.Hebreus 11.32-34

      O capítulo onze de Hebreus é conhecido como “galeria dos heróis da fé”, era importante que essa apologia da fé fosse feita pelo autor da carta (que muitos acreditam ser Paulo) aos israelitas do primeiro século, que precisavam entender a relevância da fé na comunhão com Deus. Assim o autor diz que mesmo dentro da velha aliança, onde obras têm prioridade, obedecer a leis mosaicas e seguir protocolos de sacrifícios no templo, muitos foram vitoriosos pela fé, não por obras. Aliás para entendermos corretamente o novo testamento, precisamos aceitar que a maioria dos textos, principalmente as epístolas paulinas, é focada nisso, convencer judeus, nãos gentios, sobre a superioridade da nova religiosidade do Cristo. 
      Por que fé é tão importante? Porque aprouve a Deus colocar um véu nas coisas espirituais para o ponto de vista daqueles que estão no plano material. Existência e ação de Deus e de espíritos, seja o Santo, os anjos ou o diabo e os demônios, não podem ser provadas pela ciência material, pelo menos não hoje, assim o acesso deve ser por fé. Isso não é restrição, é providência com propósito, criar dentro de nós mecanismos espirituais que não podem ser criados de outra forma. Eu creio que um dia a chamada ciência do mundo conseguirá provar a existência das coisas espirituais, mas isso só ocorrerá quando isso não for mais obstáculo para o homem se aproximar de Deus, quando a humanidade estiver evoluída moralmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário