sábado, junho 29, 2024

Além dos véus (2/3)

      “Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.II Coríntios 3.16-18

      Costumo usar aqui o termo “Deus além do véu”, já refleti a respeito, mas vou refletir mais um pouco. Se colocarmos um tecido muito fino sobre uma estátua, ainda assim poderemos discernir o formato da estátua, se é escultura de um ser humano, de homem ou de uma mulher, ou se é de um animal ou de uma planta. Se o tecido for mais grosso também poderemos discernir, mas os detalhes ficarão mais difíceis de serem percebidos, assim sob o véu teremos menos informações sobre no que o criador da estátua se baseou para produzi-la. Religiões, todas elas, mesmo a cristã, são véus sobre o divino, algumas são sobre espíritos, outras sobre o próprio Cristo, mas ainda que sob o véu exista algo espiritual legítimo, é algo escondido. 
      Duas coisas sobre o véu, a primeira é que ele existe para nossa proteção, algo precioso como o plano espiritual não é revelado a qualquer um de qualquer jeito. A segunda coisa é que em Jesus um véu foi retirado, em relação à religião dos israelitas do antigo testamento. Mas será que hoje no catolicismo e no protestantismo vemos a Deus sem nenhum véu? Não, ainda há véus, e muitas pessoas, mesmo crendo no Cristo, nem o véu da velha aliança retiraram, ainda que não sigam a Lei de Moisés. Depende de nós termos coragem para reavaliar religião, buscar mais a Deus e nos santificarmos, para sabermos se podemos ver além de um véu. Se você tiver essa experiência guardará segredo sobre ela, entenda o que estou falando. 

Verdade que liberta, além dos véus, para viver e calar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário