quarta-feira, junho 12, 2024

Quem vive respeita a vida

      “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.I Tessalonicenses 12.14

      “Me arrependo do que não fiz, não do que fiz”. É claro que a prática desse ditado do mundo pode não mostrar total eficiência para quem quer conhecer a Deus, mas com certeza é adequado para quem quer se conhecer. O sábio é termos coragem para fazer, mesmo aquilo que para os outros seja inadequado, se faz sentido para nós, podemos tentar. Mas é sábio também melhorarmos com o conhecimento de experiências práticas, dos outros e de nós mesmos, assim se quem nos ama nos der um conselho, baseado em sua prática de vida, seremos inteligentes se ouvirmos. Mas se algo que fizemos já mostrou que nos levou a um fim ruim, temos ainda mais que ter cuidado para não fazer de novo a mesma coisa errada. 
      O ponto desta reflexão é coragem para viver, isso é importante pois só quem vive aprende a respeitar a vida dos outros, e como tem gente que não tem coragem para viver, mas tem coragem para dar pitaco na vida dos outros. Quando é assim o conselho não será para nos ver acertar, mas querendo que erremos, gente assim diz depois, “não falei que não ia dar certo?”. O covarde não quer ver o sucesso do corajoso. Muitas vezes, e quem é pai sabe disso, quem está errado não quer conselhos, a nós cabe esperar orando em muito amor, a pessoa tentar, errar e chegar às conclusões sozinha. Deus faz isso conosco o tempo todo, sabe o melhor, mas na nossa teimosia tem que nos deixar errar para aprendermos e mudarmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário