segunda-feira, maio 07, 2012

Dons espirituais: uma realidade

        Hoje, esse blog completa um ano de existência. Dou glórias a Deus porque apesar de minha fragilidade e incompetência tenho recebido dEle inspiração para poder compartilhar, com aqueles que Ele deseja, reflexões sobre o caminhar com Jesus. Nesse dia gostaria de refletir com vocês sobre uma palavra pentecostal:

        ”Pois em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vós, de modo que não vos falta nenhum dom, enquanto aguardais a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo." I Coríntios 1:5-7

        Sei que existe muito preconceito em relação ao termo pentecostal e também que os cristãos contemporâneos podem dar interpretações distintas ao texto acima. Mas será que a interpretação dos chamados pentecostais não está correta? Dons não são, não os ministérios ou outras faculdades, mas os dons sobrenaturais que começaram a ser provados no início do cristianismo?
        Sinto que apesar da passagem dos anos muitos ainda não desfrutam o privilégio do "batismo" (pode chamar de outros nomes...) do Espírito Santo, do recebimento e uso desses dons para se viver uma vida cristã plena. Muitos ainda combatem as fraquezas da carne e da alma com a força da carne e da alma, e não com a fortaleza do espírito cheio do Espírito Santo de Deus. Lembre-se que os coríntios foram exortados pelo apóstolo Paulo, não por terem os dons, mas por os usarem de forma inadequada (saiba mais sobre os dons em I Coríntios 12).
        Desculpem-me os que pensam diferentemente, mas pessoalmente ainda prefiro uma igreja imatura com dons que uma igreja aparentemente “controlada” sem os dons. Quando desprezamos os dons espirituais começamos por racionalizar a vida, depois esfriamos na fé e perdemos o discernimento das coisas espirituais, seguimos nos tornando presas de pecados e de vícios, finalmente nos tornamos heréticos, inventando “cristianismos” misturados com filosofias, artes e ciências.
        Por que é difícil para muitos de nós receber os dons? Porque para isso temos que abrir mão do controle que temos sobre nós mesmos, e isso no campo das ideias e não no físico, já que a total interação com o Espírito Santo não nos deixa descontrolados. A Bíblia mesmo nos diz, em I Coríntios 14:21, que “O espírito dos profetas está sujeito ao controle dos profetas;”. Mas é necessária uma autorização consciente e mesmo racional do cristão para que o Espírito Santo tenha um domínio maior e compartilhe com ele os dons, como em outras situações, Deus só opera mediante consentimento.
        Veja que Paulo nos diz que “o testemunho de Cristo foi confirmado entre vós de modo que não vos falta nenhum dom”, então o recebimento dos dons é a continuidade, a confirmação da conversão. Quem não recebe os dons está experimentando somente um pedaço da experiência, como se tivesse começado um tratamento médico, mas o interrompesse no meio. Essa interrupção pode trazer, ao invés de satisfação, frustração, pois os dons do Espírito Santo são justamente o meio que Deus nos dá para por em prática aquilo que conhecemos através da conversão.
        Lanço aqui novamente uma palavra profética: você está vivenciando uma vida sem vitórias? Tudo está ficando humano, intelectual demais? Você só enxerga o homem e parou de ver Deus? Meu irmão e minha irmã deixem o orgulho pra lá e visitem um culto pentecostal, não usem como desculpa o fato de muitas igrejas estarem desviadas da sã doutrina, ainda restam profetas de Deus nessa terra, ainda restam!
        Mesmo assim, se não quiser ir a uma igreja, busque na privacidade de seu quarto o enchimento do Espírito Santo, peça por dons. Sim, seus talentos e habilidades intelectuais e artísticas podem ser ungidos por Deus de forma que sua vida possa ser usada de maneira mais eficaz, mas não é só isso que estou dizendo. Peça por dons sobrenaturais, algo novo e diferente em sua comunhão com Deus. Não, também não me refiro a qualquer tipo de solução “mágica” para vencer o pecado, isso não existe, mas acredite, a vida cristã pode ser renovada a cada manhã, você ainda pode provar milagres, paz e alegria como jamais provou.
        Busque, receba e use os dons espirituais, para o seu crescimento e da Igreja. Deus só deixou um meio legítimo para ligar os convertidos de maneira que constituam uma Igreja, não é o rol de membros e nem a ligação formal com qualquer instituição ou templo, mas o Espírito Santo de Deus, que une e capacita esses membros através da realidade dos dons espirituais.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário