quinta-feira, maio 03, 2012

Pela renovação da mente

        ”E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”, Romanos 12:2. 

Eis aí um versículo muito visitado, desta vez o que me chamou a atenção nele foi a palavra mente.
Paulo não disse que somos transformados pela renovação de nossa alma ou do nosso coração, tidos como o centro das emoções do ser humano. Também não usou a palavra espírito, o sopro de Deus, a parte de nossa existência eterna que pode se comunicar diretamente com o Pai através do Espírito Santo. Paulo usou a palavra mente, a cabeça, o cérebro, o centro de nossa racionalidade.
A mente é quem deve dar a palavra final, quando agimos com lucidez, afinal de conta somos seres humanos e não animais. Entendo, então, que aquilo que realmente move uma transformação relevante em nosso ser é a escolha que fazemos em nossa mente, racionalmente, não basta sentir, querer, imaginar, temos que decidir e fazer, e de uma forma racional, entendendo o que estamos fazendo. Esse tipo de atitude promove mudanças que permanecem.
Não, ações motivadas por impulso emocional é semelhante àquilo que se faz quando se está embriagado, ou com o estado de consciência alterado, de alguma maneira. Até parece bom no momento em que se faz, mas depois se mostrará uma grande bobagem, que faz com que nos perguntemos: “como é que eu fui fazer isso?”.
Portanto, pense, muito, antes de fazer e então aja, com a maior consciência possível das causas e das consequências daquilo que você pretende fazer. Deus não nos deu um cérebro tão capacitado simplesmente para decidir o que comer, com quem namorar e como ganhar algum dinheiro para sobreviver, somos capazes de coisas mais sofisticadas. Mesmo que nossa inteligência não deva ser usada como usam aqueles que não conhecem a Deus, substituindo a comunicação com o Senhor pela razão descrente, ela deve ser utilizada, sim, no seu máximo.
Enganados por uma falsa espiritualidade, aleijamos o ser, dando importância somente a capacidades que achamos que são espirituais, esquecendo-nos da inteligência (e mesmo da saúde física), que será responsável por materializar a vontade de Deus em um mundo que é material. A mente cresce com informação e com instrução, com leitura, com estudo, da Bíblia e das ciências. Quanto mais preparada ela estiver, mais possibilidades tem Deus de nos usar.
Sempre uso o exemplo do apóstolo Paulo, quando cito a obra que Deus faz através do homem usando não somente a unção e a autoridade espiritual, mas também o preparo intelectual. Deus usou para evangelizar boa parte do mundo de seu tempo um homem com formação acadêmica, e com acesso político e social, bem abrangentes. Será que aquilo que você tanto pede a Deus ele já não te concedeu? Será que seu coração já não está capacitado e ungido o suficiente? Talvez agora seja o momento de por em prática, de fazer acontecer, para isso use sua mente, seu conhecimento, sua inteligência.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário