sábado, maio 26, 2012

Foco: mantenha-se nele

        “Ouve, meu filho, sê sábio e conduze teu coração pelo caminho.”, Provérbios 23:19. Quem está conduzindo seu coração? Com essa pergunta novamente torno a questionar o que “O que há no seu coração?”, o assunto da reflexão de ontem. Quer saber o que realmente conduz seu coração então se atente àquilo que sai dele quando você reage a alguma coisa, mudo então a questão: o que age em sua reação? Muitas vezes na ação, quando podemos pensar e considerar, agimos de acordo com sensatez, mas na reação, quando somos pegos de surpresa, quando reagimos por impulsividade, exteriorizamos alguém bem diferente daquela pessoa que teme a Deus.
        É na reação que sabemos quem conduz nosso coração, já que na ação podemos manifestar um personagem e não a verdade. Na reação nossa ferida pode ter sido tocada, nosso defeito pode ter sido apontado, aquilo que não está resolvido em nós, aquilo que mais nos atormenta pode ter sido declarado. O mais inconveniente é que quando reagimos de forma errada, mesmo que estejamos com a intenção certa, perdemos a razão: “Então um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe uma das orelhas. Mas Jesus lhe disse: Guarda a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.”, Mateus 26:51-52.
        Lucidez é ter controle sobre o próprio coração, e isso sempre, no silêncio, na ação e na reação. Quem não vive com lucidez, e isso, acreditem, eu digo em primeiro lugar a mim mesmo (minha natureza é de homem de “sangue quente”), está sempre perdendo o controle, está sempre se incomodando, está sempre olhando para os lados, para as pessoas, e não para seu Senhor, que vai a frente, abrindo o caminho, derrubando as muralhas, destruindo as armadilhas, iluminando e destruindo toda violência e falsidade humana: “Eu envio um anjo à tua frente para guardar-te pelo caminho e conduzir-te ao lugar que preparei para ti.”, Êxodo 23:20.
        Mantenha o foco, olhe pra Deus, e então terá o controle de sua vida porque o Senhor será seu ajudador nessa tarefa. Se estiver com o semblante reto, focado em Deus, você estará fazendo a vontade do Senhor e o resto, ele te acrescentará, seja honra, reconhecimento, prosperidade material, emprego, família, saúde: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”, Mateus 6:33.
        Mas não pense que vai conseguir fazer isso no momento da reação, não adianta passar a maior parte do tempo, em casa, no trânsito, no serviço, na escola, com o coração entupido de confusão, de ira, de todo o tipo de sujeira, e então querer ter o controle na hora de ser tentado a reagir. O que nos fortalece no momento da reação é aquilo que somos no momento de silêncio, aquilo que somente nós sabemos, que toma nossa mente e nosso coração na maior parte do tempo: “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e, para isso mesmo, vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”, Efésios 6:18.    

Um comentário:

  1. Gostei do material postado, que sejamos os defensores de Cristo, porem hoje sem as espadas mas com as nossas proprias vidas.
    Tel. Abraão Moreira

    ResponderExcluir