terça-feira, abril 02, 2013

A saída vitoriosa de Israel do Egito

Algumas considerações sobre Êxodo 3.18-21:

Eles atenderão à tua voz; e tu e os anciãos de Israel ireis ao rei do Egito, para dizer-lhe: O SENHOR, o Deus dos hebreus, encontrou-nos. Agora, deixa-nos ir caminhando por três dias deserto adentro, para oferecermos sacrifícios ao SENHOR nosso Deus.”
Deus é educado, não, Ele não mandou que o povo simplesmente saísse do Egito, Ele orientou que o povo pedisse ao rei do Egito para sair.

Sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser pelo poder de uma forte mão. Por isso, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os prodígios que farei no meio dele. Depois disso, ele vos deixará ir.
As pragas que o Egito sofreu de Deus foi opção dessa nação, o Egito teve a chance de escolher e não permitiu que Israel saísse, então, e só então, foi que Deus enviou as pragas.

E favorecerei este povo aos olhos dos egípcios, de modo que, quando sairdes, não saireis de mãos vazias. Porque cada mulher pedirá à sua vizinha, e àquela a quem estiver hospedando, joias de prata e de ouro, e também roupas, que colocareis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas. Assim despojareis os egípcios.”
Era plano de Deus, o endurecimento do Egito favoreceu ainda mais Israel, diante de tanta desgraça, o Egito fez qualquer coisa para que o povo de Deus partisse, ofereceu-lhe joias e roupas, ficou no Egito uma nação pobre e humilhada, é assim que Deus faz com os inimigos de seus filhos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário