quinta-feira, abril 04, 2013

Um Deus vivo não precisa de imagens

Quando estamos longe de um ser querido, por esse ter se mudado, viajado ou mesmo ter se afastado definitivamente por um motivo mais sério, recorremos a uma foto, a um vídeo, a uma gravação para matar a saudade. Diante de uma saudade a pessoa lembrada através de um registro ganha virtudes que muitas vezes nem tem, se for um falecido então, vira santo, nunca se fala mal de um morto, somente suas qualidades são rememoradas. Isso também pode acontecer com a vida religiosa.
À medida que a relação espiritual com Deus se esfria, as pessoas, que desejam mesmo assim de alguma maneira manter-se ligadas a Deus, apegam-se a coisas materiais, sim, registros, sejam em imagens ou esculturas, assim como textos, mesmo bíblicos, que são repetidos como rezas.
Infelizmente o uso de registros para “matar as saudades” é feito com pessoas que partiram e não mais serão vistas já que estão mortas. Bem, quem acredita num “deus” morto precisa desses recursos, e mais, precisa aliar à imagem, à figura, a estátua, os poderes que o “deus” tinha em vida. Não, Deus não morreu, mas na vida de muitas pessoas, para algumas religiões, Ele está morto. Morto não pode ser contatado, por isso a necessidades de registros do “deus” morto.
O cristão verdadeiro não precisa de lembranças, de ícones, ele se relaciona diretamente com o Deus vivo, através do Espírito Santo que mora em seu coração. Convivendo com o Deus vivo, os textos bíblicos não são usados como rezas, buscando um poder que está na simples repetição deles, como feitiços, mas a Bíblia se torna um livro vivo já que se tem a presença viva de Deus, através do Espírito Santo, para entender e praticar seus ensinamentos. 
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário