terça-feira, abril 30, 2013

Sobre as letras das músicas cantadas nas igrejas

A palavra de Cristo habite ricamente em vós, em toda a sabedoria; ensinai e aconselhai uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração.” (Colossenses 3.16).

O livro de Salmos é o livro de louvores oficial e mais antigo, usado pelos israelitas, que estabelece o uso da música e da poesia como instrumento de adoração e testemunho de Deus e de suas manifestações no antigo testamento. Contudo, no Evangelho, na nova aliança, a salvação pelo nome de Jesus, é a ênfase da vida cristã, é o centro da Bíblia, toda a história do povo judeu foi usada por Deus para que Cristo nascesse, vivesse, morresse e ressuscitasse, cumprindo a obra de salvação.
A vida do homem mudou, suas batalhas, sua dor, seus anseios, o novo testamento reflete essa mudança, a diferença em relação ao homem do antigo testamento. Enquanto que no velho testamento as batalhas eram físicas, militares, assim como a bênção se refletia na vida material, nas riquezas, em uma agricultura e numa pecuária prósperas, quando se vivia livre em uma terra própria, e não em terra do inimigo sob a escravidão, Jesus veio trazer na nova aliança a benção espiritual, interior, mais que a exterior. Portanto as letras das músicas cantadas na igreja do novo testamento devem refletir isso.
Sim, os arquétipos criados por Deus através das vidas dos personagens, na maioria líderes de clãs, reis e profetas, nos dão material sobre vidas, lutas, quedas e vitórias, que podem e devem ser usado para motivar, consolar e ensinar o povo de Deus dos dias de hoje. Contudo, é necessário que se entenda que são arquétipos (modelos ou exemplos da essência).
Hoje, Jesus ensinou uma maneira diferente de se interpretar a vida e de vencer inimigos, que não é a do antigo testamento. Na verdade, na nova aliança, nós não temos inimigos, nós não os fazemos e nem temos que lutar contra eles, são as pessoas que se colocam nessa posição, e elas estão assim porque antes de nos odiarem, odeiam a Cristo. Da mesma maneira é Deus quem luta por nós, enquanto nós fazemos nossa parte obedecendo e crendo nEle.
Usando de forma equivocada a temática do antigo testamento, muitas letras são compostas colocando o povo de Deus numa frequente guerra contra tudo, pessoas, situações, demônios, mesmo que a Bíblia nos oriente em Efésios 6.12 que nossa luta principal não é contra a carne e o sangue, devemos nos lembrar, como dito em João 8.44, que o Diabo é o pai da mentira, quem dá legitimidade a ele é o nosso coração, portanto nosso inimigo real somos nós mesmos.
Na verdade o grande tema do Evangelho está em Mateus 6.33, “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”. Nosso louvor desse ser a Deus por Jesus, nossa vida deve ser compartilhar a salvação que há em Jesus, e disso, dessa obediência, as outras coisas vêm. Muitos estão pedindo desesperadamente por dinheiro, casa, bens, casamento e emprego, porque estão deixando de buscar o reino de Deus em primeiro lugar.
Esse deve ser o tema das músicas da nova aliança, do povo de Deus do novo testamento, da Igreja do mundo moderno, caminhar e falar de Jesus, mais do que qualquer outra coisa. Em Apocalipse 5.12-13, João registra o louvor dos louvores, que será cantado eternamente:

Eles proclamavam em alta voz: O Cordeiro que foi morto é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor. Também ouvi todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra, no mar e tudo que neles existem, dizerem: Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos!”.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário