quarta-feira, abril 03, 2013

Ide por todo o mundo

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16.15).

Você que tem um ministério itinerante, por favor, não fique desconfortável com este texto, peço que leia e considere esta minha ótica. Entenda que não estou generalizando, creio, sim, que Deus pode manifestar sua vontade chamando pregadores e cantores para um trabalho desligado da igreja local, mas isso não é regra. Talvez essa chamada equivocada para um ministério itinerante seja o motivo pelo qual algo não está correto em sua vida, isso pode ser uma possibilidade. Mas você tem que descobrir isso em oração persistente e com fé, não permita que ninguém destrua seu sonho, mas seja sensato e julgue-se pelos frutos.

O ide de Jesus significa que a igreja local não pode se limitar a pregar o Evangelho somente nos cultos, entre as paredes do templo, é preciso sair, ao bairro, à cidade, a outras regiões e países. Muitos, contudo, usando essa desculpa, buscam um ministério independente de igreja local e de pastor, vejo isso bastante na área musical, onde os músicos acabam trocando seis por meia dúzia, quando fazem a permuta do culto de domingo à noite de sua igreja por um culto em outra igreja.
Isso não é obedecer o ide, desse jeito o Evangelho continua sendo pregado entre quatro paredes, além disso, o fruto é colhido por outras igrejas, ao invés de honrar a igreja local do músico, outra igreja que nem sempre sabemos como funciona, se é ou não diligente para tratar os frutos.
Por outro lado, aos que alegam fazer essa opção de ministério porque querem e precisam ter um retorno financeiro através de seu talento, novamente não generalizando, eu questiono: isso é vontade de Deus ou uma desculpa para não se dedicar mais a uma profissão fora da igreja? Ter uma profissão, ser independente financeiramente é bênção, já que não pesamos para a igreja, podemos contribuir mais principalmente para envio e manutenção de missionários em tantos locais do mundo, onde existe uma necessidade urgente e real de se pregar o evangelho.
Mas isso não acontece somente na igreja, muitos ao perceberem algum talento musical, param de estudar, de trabalhar e focam suas vidas nessa área. Lembro que o mundo atual é muito competitivo, dentro e fora da igreja, estudo e disciplina são necessários para todos que querem ter um ofício diferenciado. Além do mais, em se tratando de instrumentistas e cantores, foi-se o tempo que havia poucos e bons músicos dentro da igreja, hoje tem muita gente de qualidade, portanto não é tão fácil assim se destacar. O investimento num ministério ligado à igreja local, e debaixo da visão de um pastor, pode sim, em médio prazo, obter retorno financeiro, se esse for o plano de Deus,
Músico ore e realize um ministério do ide com o apoio da igreja, sob a liderança de seu pastor, invista na formação de um grupo espiritual e talentoso para evangelizar nas escolas, nas praças, nos hospitais, nos orfanatos, nos centros de reabilitação de viciados, em presídios, mas sempre debaixo da orientação de sua liderança local. Não use o ide de Jesus como um álibi equivocado para camuflar a rebeldia de não querer se sujeitar com simplicidade a uma igreja local e a um pastor.
Músico, na humildade Deus pode fazer grandes coisas com a sua vida, se necessário, repense sua chamado, verifique os frutos, e volte-se para Deus.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário