domingo, abril 07, 2013

Igreja local funcionando com excelência

A igreja é um corpo, cada membro é diferente do outro e todos são dirigidos e sincronizados por Cristo. O pastor, o líder humano, tem a função e a obrigação de entender com presteza e clareza essa direção de Cristo de maneira que possa auxiliar o corpo a chegar a tempo e com exatidão ao objetivo que Deus tem.
Existem muitas igrejas cristãs, mesmo que alguns nomes sejam semelhantes ou que pertençam a uma convenção, cada igreja local deve ser um corpo independente. Cada corpo, por sua vez, tem uma chamada, o ministério de uma igreja nunca é igual ao de outra, mesmo que a missão de todas as igrejas locais exista para abençoar as pessoas, salvá-las, curá-las e conduzi-las a uma eternidade com Deus.
Contudo, a diferença de ministérios que as igrejas locais têm, permite que pessoas diferentes sejam abençoadas de maneiras diferentes. Isso reflete o amor especial que Deus tem para abençoar pessoas especiais, que somos todos nós. Sendo assim o alimento que uma igreja local tem, alimento cuja visão parte de um pastor, de um líder humano, alimenta uma pessoa e pode não ser suficiente para outra. Então, ao invés de ficar criticando e brigando em uma igreja, devemos é procurar o lugar certo que Deus tem para cada um, se é que a questão está na diferença do ministério da igreja e não na dureza de nosso coração.
Eu acredito que para uma igreja local funcionar adequadamente é muito importante o diálogo entre ovelha e pastor. Sim, o pastor deve ser acatado e respeitado com a autoridade constituída por Deus, e a ovelha deve ser cuidada e respeitada como o principal objetivo que Deus tem para criar uma igreja. Contudo, o diálogo, deve existir, dúvidas e diferenças entre membro e líder, devem ser apresentadas e conversadas, assim como questões sobre rumo que o ministério está tendo. Da mesma maneira como o membro deve ter compromisso com a igreja local e o líder, a igreja e o líder também devem ter compromisso com o membro.
Eu procuro estar sempre em diálogo com meu pastor, procurando respeitar o tempo que ele possui, já que pastor é um, mas ovelhas são muitas. Assim, quando tenho qualquer diferença de opinião, depois de orar para ver se isso não pode ser resolvido só com Deus, eu busco meu líder para uma conversa.
Quando todos procedem assim, com sabedoria, mas com sinceridade, sem melindres ou temores, o corpo pode crescer com liberdade e santidade, já que grande parte de problemas que cerceiam o crescimento do corpo de Cristo e limitam a funcionalidade da igreja, se deve a questões não resolvidas ou mal resolvidas. Aconselho a todos a terem essa liberdade, com respeito e somente quando realmente for necessária, com seus pastores.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário