sábado, abril 06, 2013

As igrejas católicas

    Penso que existem, pelo menos, três igrejas católicas: a primeira é a da liderança, dos cardeais, talvez até mesmo acima do papa, essa é a igreja católica que manda, que prende e que libera, mas que acima de tudo quer manter um poder milenar sobre o mundo dos homens.
A segunda seria a dos padres de maneira geral, esses eu vejo mais como filósofos, visto que a maioria tem um preparo acadêmico bem aprofundado em ciências humanas, eles são os que definem o que é o catolicismo, pelo menos na teoria. Se querem saber, essa é a igreja católica mais coerente, mais real, talvez mais interessante.
A terceira igreja católica seria a dos fieis, a prática dessa se distancia da dos padres, mas é usada pela dos cardeais e papa. Essa terceira igreja católica é aquela que mais se diferencia do cristianismo primitivo de Jesus, essa tem nos santos, santas e principalmente em Maria, seus intercessores, entre eles e Deus. Essa é idólatra, impura no sentido que se mistura com outras religiões, portanto sincrética e mesmo pagã.
Contudo, é nessa terceira igreja católica onde se podem achar os sinceros, os “filhos de Abraão”, muitos que conhecem a Jesus, naquilo que dentro de uma igreja que prega um Deus distante pode ser possível conhecer.
Mas a meu ver, o julgamento mais severo de Deus será sobre a primeira igreja católica, que mantém um povo ignorante da verdade das sagradas escrituras, na terceira igreja, simplesmente para permanecer com o poder, assim como mantém uma massa pensante na segunda igreja, para achar alguma dignidade na religião que criam. 
        É essa segunda igreja, contudo, que paga os preços mais caros, para manter o celibato contendo de forma desumana e desnecessária sua sexualidade, é essa segunda igreja que mais está em crise, mas que pode, se quiser, fazer uma revolução na igreja romanista, já que ela conhece a necessidade real do povo, convive com ele e com a prática de um cristianismo algemado a tradições e ícones que matam o Espírito de Deus e que não alimenta os fiéis. 
Bem, é assim que eu vejo as coisas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário